Canal 73

Hospital Regional ganha reforço na realização de exames com tecnologia inédita em hospital público do Estado

Por PH em 09/03/2023 às 11:28:46
Divulgação

Divulgação

O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) ganhou reforço na realização de exames do laboratório de Análises Clínicas com a instalação de mais um equipamento tecnológico, o VersaCell X3.

Continua depois da publicidade
Conforme a bióloga Eliane Borges de Almeida, gerente e responsável técnica do laboratório, o novo equipamento integra, por meio da robótica, dois sistemas que já operavam no setor: o Dimension EXL200 e o Advia Centaur XPT.

"Esta tecnologia nos permitirá melhorar o fluxo de trabalho em nosso laboratório, independente de estarmos realizando testes de bioquímica ou imunoensaios, com a flexibilidade de conectar dois ou mais analisadores por meio de uma única interface", disse a bióloga.

Na prática, o VersaCell X3 opera como um gerenciador de amostras que comporta 200 unidades por vez, um trabalho que antes era feito manualmente.

"Com este investimento ganhamos a possibilidade de gerenciar melhor nossas operações frente aos equipamentos que estarão conectados, além de rastrear resultados de pacientes e o desempenho do QC (controle de qualidade), consolidando a gestão de dados em um único local, direcionando o analista clínico para informações pertinentes", emendou a responsável pelo setor.

Com um fluxo intenso de realização de coletas de pacientes internados e ambulatoriais, só no primeiro bimestre deste ano, o laboratório realizou quase 50 mil exames, sendo 36 mil de bioquímica e, na visão da diretora-presidente do HRMS, dra. Marielle Alves Corrêa Esgalha, a chegada da nova tecnologia vai permitir maior agilidade e precisão na realização dos exames.

"Dentro do nosso laboratório a gente passa por uma inovação tecnológica, permitindo uma melhora em toda a qualidade e presteza em que a gente disponibiliza os resultados. Quem ganha com isso é a população", destacou a diretora-presidente do HRMS.

O novo equipamento foi disponibilizado por meio de contrato de locação com a empresa Genética. De acordo com representantes da empresa, o HRMS é o único hospital público a operar com o VersaCell X3 em Mato Grosso do Sul.

Joilson Francelino, Comunicação HRMS

Fotos: Bruno Rezend

Comunicar erro
Governo Agro

Comentários

Assembleia Legislativa