Canal 73

Prefeitura reforça segurança na zona rural com base da GCM na escola agrícola

Por PH em 27/07/2022 às 09:26:08
Foto : Divulgação

Foto : Divulgação

A Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social inaugurou nesta terça-feira (26) uma base operacional da Guarda Civil Metropolitana parte da zona rural localizada na região das Três Barras. A Base está sediada na Escola Agrícola Governador Arnaldo Estevão Figueiredo – localizada no quilômetro 10 da rodovia MS-040. O atendimento será em regime ininterrupto de atendimento 24 horas, com 12 agentes que se revezam nos plantões.

Desde abril, quando começou a gestão da prefeita Adriane Lopes, está é a segunda unidade da Guarda que entrou em funcionamento. Nos próximos dias será ativada uma base na Vila Taquarussu. A chegada da Guarda atende reivindicação da comunidade que espera redução, principalmente dos casos de furto. Esta expectativa foi manifestada pelo produtor rural Clóvis Diniz Guerreiro, dono da Fazenda Cachoeira, que fica distante cerca de 5 km da escola.

Quem também está comemorando é Lourival Nogueira de Oliveira. Ele diz que para os moradores a medida é de grande valia, porque há tempos estão à mercê da insegurança. "Tivemos muitos problemas e isso, para nós, é uma conquista. Uma solicitação de muito tempo, então nós temos só que agradecer a prefeita Adriane Lopes e a Guarda Municipal que está trazendo esse trabalho para nossa região", afirma.

A diretora da Escola Agrícola Governador Arnaldo Estevão Figueiredo, Maria Kátia Miranda da Silva, ressalta que a base na região é extremamente importante, uma vez que estão na área rural e tem crescido o número de furtos. "A escola é grande, são 167 hectares, temos implementos, temos a parte dos animais. Esse era um anseio nosso de muito tempo, que tivéssemos esse suporte aqui na escola, inclusive, para atender a população. Estamos muito felizes e agradecidos".

A base a Guarda Civil Metropolitana foi adequada e reformada para atender melhor a região. A estrutura física foi adaptada na Escola Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo, onde a GCM atenderá por meio do moto-patrulhamento. Serão 2 motocicletas e 8 guardas municipais, que atuarão em escala de 24/72. Serão realizadas rondas diárias da Região do Santa Maria à Região do Cedro, na MS-040.

Valério Azambuja, secretário municipal Especial de Segurança e Defesa Social, cita dois pontos importantes para atuação da guarda civil metropolitana na região. "Primeiro que era o clamor dos moradores da região da Três Barras e segundo atende a necessidade de aumentar a segurança das instalações do próprio município de Campo Grande".

Azambuja também cita que essa ronda beneficiará a região Sul. "O Itamaracá e as Moreninhas acabam sendo bem próximos deste novo núcleo, podendo assim dar um suporte maior para esse lado da região", afirma.

A secretária municipal de Educação, Alelis Izabel de Oliveira, enfatiza que a medida também vem ao encontro da educação das crianças e irá proporcionais mais tranquilidade aos pais, alunos e funcionários da Escola. "A gente sempre conversa com nossos alunos sobre a importância da Guarda, a importância do policiamento, até para eles terem uma intimidade com as forças de segurança. A gente faz essa prevenção", conclui.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comunicar erro
Governo Agro

Comentários

Assembleia Legislativa