Canal 73

Nas comemorações de 107 anos do nascimento de Manoel de Barros, jornalista lança "Diálogos do Ócio"

Por PH em 15/12/2023 às 09:20:33
Divulgação

Divulgação

No próximo dia 17 de dezembro, abrindo a programação do nascimento do poeta Manoel de Barros, o jornalista Bosco Martins lança o livro Diálogos do Ócio. A programação, organizada pela produtora Lizandra Moraes e Silvestre Barros, o neto mais jovem e herdeiro da casa onde Manoel de Barros habitou boa parte de sua vida, terá uma semana de "diálogos" com muita cultura, poesia, música, arte, educação e vídeos com exibições que lembrarão passagens e histórias do poeta.

Mas, segundo Bosco Martins e o livro mostra, sua vida era muito simples e o poeta estava sempre pronto com um sorriso para quem chegasse. As anotações começaram pela sensibilidade jornalística, mas pelo encantamento com Manoel ou MB como é chamado no livro. A sigla, ao contrário BM é de Bosco e assim a dupla é revelada. Uma sintonia que os anos deram a ponto de BM mostrar no livro seu olhar sobre Bernardo, personagem do poeta, livre como vento. Quem acompanha a obra de Manoel, o MB, sabe que no fundo ele queria viver como Bernardo da poesia.

Nota de Bosco Martins no livro:

"Como amigo, admirador, discípulo, busquei interpretar a singularidade da obra de Manoel de Barros, que valoriza como matéria de poesia as pequenas coisas da vida, as pessoas simples e humildes, os bêbados, os loucos de água e estandarte. Longe da pretensão de trazer uma biografia oficial de Manoel de Barros, este inventário poético reúne fatos que cercaram a vida deste poeta que renovou os modos de ver o mundo."

Manoel já sabia quando Bosco chegava e tem registro, inclusive, em vídeo. Atento e incansável, agora compartilha o que viveu com o poeta. A leitura é um convite para estar ao lado dos dois, na presença deles.

Quem é Bosco Martins - BM

Prender o jornalista e escritor em uma wikipédia é pouco porque ele sempre estará fazendo mais. É natural de Fernandópolis (SP) mas foi criado em Jaboticabal (SP). Seu pai, Waldemar Martins, escritor regionalista, foi quem lhe transmitiu o amor pela literatura e artes em geral. Transferiu-se para Campo Grande (MS) na década de 80, onde atuou em movimentos culturais e na imprensa de repórter a diretor de jornalismo. Presidiu o Fórum Nacional de Emissoras Públicas de Rádio e TV e tem forte participação na fundação da TV Educativa e na renovação e digitalização da sua produção regional. Atualmente mora entre Bonito e Campo Grande (MS) onde atua como ambientalista, articulista e colunista nas plataformas digitais.

A manhã de autógrafos abre a programação na Casa Quintal Manoel de Barros. Como anfitrião, o neto mais jovem do poeta, Silvério de Barros. Além do lançamento do livro, a organizadora da casa, Lizandra Moraes preparou um receptivo especial, será um momento com participações de artistas como Geraldo Espíndola, os meninos avoados do DrNequinho, declamando poesias e também performance Ramona Rodrigues.

O livro pode ser adquirido direto pelo Whatsapp da Casa-Quintal por R$ 59,90. Adquiria clicando aqui.

Comunicar erro
Governo Agro

Comentários

Assembleia Legislativa