Canal 73

Efeito Zambelli: racha no partido de Bolsonaro é acelerado por mobilização de radicais

Por PH em 26/11/2022 às 08:05:15

O racha entre a base radical de Bolsonaro e os moderados do PL pode acontecer mais cedo do que o esperado, até mesmo antes do início da nova legislatura. Uma ala majoritária e com lideranças de peso do partido está insatisfeita com o movimento chamado internamente de "ocupa Senado", capitaneado pelos bélicos.

A mobilização é realizada por nomes como a deputada federal Carla Zambelli e visa "ocupar" o Senado com pautas incendiárias, como a pressão pelo impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Um grupo de parlamentares radicais tem se organizado para fazer pressão sobre os senadores na próxima semana. Os moderados, no entanto, já estão prontos para ir para o enfrentamento e deixar claro que esse movimento não acontece em nome do PL e nem da bancada da legenda na Câmara.

— Não aceitaremos nenhum desses movimentos radicais em nome do nosso partido. Nossa relação é com o mundo da política e vamos prezar pelo diálogo e equilíbrio. Eles querem falar em nome do PL e não vamos deixar — disse uma liderança da ala moderada, que prevê confrontos explícitos já na próxima semana.

Como informou a coluna, lideranças deste grupo tentaram demover o presidente da legenda, Valdemar Costa Neto, a fazer uma segunda coletiva de imprensa e dobrar a aposta na ação apresentada pelo PL ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nela, a sigla pede a invalidação da maioria dos votos do segundo turno.

A leitura desses correligionários é que a peça apresentada ao tribunal na terça-feira passada solicitando a invalidação dos votos já seria suficiente para sinalizar à base bolsonarista que o partido estava atuando nesta frente. Valdemar, no entanto, ignorou esta ala do PL.

Dentro da legenda, os próprios deputados admitem que o roteiro tem elementos para reproduzir a história do PSL, antigo partido de Bolsonaro que terminou rachado dez meses após sua eleição. Com o rompimento, Bolsonaro e os incendiários saíram da legenda, que acabou fundida com o DEM e rebatizada de União Brasil.

Fonte: O Globo/Por Bela Megale

Comunicar erro
Governo Agro

Comentários

Assembleia Legislativa