Canal 73

Fertilizantes ajudam agronegócio e segurança alimentar, diz presidente

Bolsonaro disse ter recebido pedidos de autoridades da Organização Mundial do ComĂ©rcio (OMS) para que o Brasil aumentasse as exportações de alimentos.

Por PH em 26/04/2022 às 16:16:03
Foto : Divulgação

Foto : Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (26) que, ao informar sobre o envio de fertilizantes da RĂșssia para o Brasil, que esses insumos garantem a sobrevivĂȘncia do agronegócio e a segurança alimentar deste e de outros paĂ­ses, para os quais a produção brasileira é exportada.

A afirmação foi feita durante a abertura oficial da 23ÂȘ Marcha a BrasĂ­lia em Defesa dos MunicĂ­pios.

"Quando estive, hĂĄ poucas semanas, na RĂșssia tratando de fertilizantes, momentos antes do ataque ao paĂ­s vizinho, fomos lĂĄ lutar por interesses do Brasil, porque não sobreviveremos sem fertilizantes", disse o presidente.

"Neste momento, temos 27 navios russos navegando para o Brasil, para trazer fertilizante para o agronegócio, que é nosso orgulho. Não é apenas pela questão de divisas ou por representar um quarto do PIB [Produto Interno Bruto], mas para nossa segurança alimentar", acrescentou.

Bolsonaro disse ter recebido pedidos de autoridades da Organização Mundial do Comércio (OMS) para que o Brasil aumentasse as exportações de alimentos. O pedido, segundo ele, deve-se ao fato de "o mundo não sobreviver sem os alimentos do Brasil". "Nossa importância para o mundo todo é a responsabilidade que temos", complementou.

O presidente lembrou que, ao dar tĂ­tulos de terras a assentados, possibilitou parcerias entre agricultores familiares e fazendeiros. Transformamos assentados em cidadãos, que estão ao lado do fazendeiro, trabalhando em conjunto. O fazendeiro voltado ao agronegócio, e esse pequeno produtor voltado à agricultura familiar", argumentou.

Liberdade de expressão

Bolsonaro aproveitou o encontro com prefeitos, vereadores, gestores e parlamentares que participam da marcha para reiterar as crĂ­ticas a autoridades que, segundo ele, estariam atuando contra a liberdade de expressão de pessoas que tĂȘm vida pĂșblica.


"Nossa liberdade é inegociĂĄvel. Quantos de nós somos agredidos ao longo de nossa vida pĂșblica? Lamentamos, mas temos mecanismos para reparar isso", disse o presidente que, recentemente, concedeu perdão ao deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), que foi condenado a 8 anos e 9 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de tentativa de impedir o livre exercĂ­cio dos Poderes e coação no curso do processo.

"Obviamente não podemos admitir que algum de nós que possa ter certos poderes interfira no destino final de nossa nação, nesse nosso bem maior que é a liberdade de expressão", acrescentou o presidente.

Marcha

Promovida pela Confederação Nacional dos MunicĂ­pios (CNM), a 23ÂȘ Marcha a BrasĂ­lia em Defesa dos MunicĂ­pios vai até quinta-feira (28) debatendo temas e apresentando reivindicações das cidades brasileiras. Entre os assuntos abordados, estão reforma tributĂĄria, saneamento, piso do magistério e o cenĂĄrio pós-pandemia.

Nesta edição, o tema tratado por cerca de 6 mil gestores pĂșblicos é MunicĂ­pio: O caminho para Um Brasil Melhor.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
Governo Agro

ComentĂĄrios

Assembleia Legislativa