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Golpe em delivery: entregador viraliza ao filmar dados de cartão; veja como se prevenir

Vídeo difundido pelo WhatsApp mostra senhora tendo todos seus dados bancĂĄrios registrados ao fazer pagamento de comida; Procon-SP diz que golpes durante entregas...

Por PH em 26/07/2021 às 12:18:10
VĂ­deo difundido pelo WhatsApp mostra senhora tendo todos seus dados bancĂĄrios registrados ao fazer pagamento de comida; Procon-SP diz que golpes durante entregas tĂȘm crescido muito. Entregador iluminou a maquininha enquanto a cliente digitava a senha; com isso, conseguiu ver os dĂ­gitos marcados

Reprodução/WhatsApp

Um vĂ­deo que mostra um novo tipo de golpe para clonagem de cartões durante entregas viralizou nos Ășltimos dias em redes sociais e em grupos no WhatsApp em todo o Brasil.

O caso não é isolado: segundo o Procon de São Paulo, o nĂșmero de registros de golpes do tipo durante entregas por aplicativos de comidas saltou 186% na comparação do acumulado entre janeiro e maio de 2021 e o mesmo perĂ­odo de 2020.

O vĂ­deo, aparentemente gravado pelo celular do próprio entregador, registra o momento em que uma senhora recebe uma entrega de comida na porta de sua casa, em São Paulo.

Com a câmera ligada sem que ela perceba, o homem filma os nĂșmeros da frente e do verso do cartão de débito, enquanto distrai a cliente dizendo que aguarda sinal de satélite para conseguir fazer a cobrança.

"Vou pegar o sinalzinho da mĂĄquina, tĂĄ? Quando tem muito pedido na rua, elas (mĂĄquinas) ficam doidinhas", diz ele, ao filmar frente e verso do cartão da senhora.

O rosto do entregador aparece com clareza, embora o da cliente não seja visĂ­vel.

Após filmar os dados pessoais do cartão, o entregador se oferece para iluminar a maquininha enquanto a senhora digita a senha - quando ela aceita, o entregador acaba registrando também parte do código pessoal.

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A BBC News Brasil tentou contato com a vĂ­tima do golpe, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

Procurada pela BBC News Brasil, a Secretaria de Segurança PĂșblica de São Paulo afirmou que só a partir da denĂșncia da vĂ­tima (e por consequĂȘncia de um Boletim de OcorrĂȘncia) poderia se manifestar especificamente sobre o caso.

Em nota, a secretaria afirmou que "é essencial o registro de ocorrĂȘncias criminais, seja em delegacia fĂ­sica ou por meio da Delegacia Eletrônica, para que os crimes sejam devidamente investigados e os autores, presos. No caso de estelionato, a representação criminal por parte da vĂ­tima é necessĂĄria, conforme determina a lei".

Dicas de prevenção do Procon-SP

Câmera registra dados do cartão da cliente (acima, borrados) no momento da entrega do delivery

Reproduçao/WhatsApp

As recomendações do Procon-SP para se proteger de golpes durante o delivery de comidas são:

Recusar mĂĄquinas com o visor quebrado ou que não permitam a leitura dos dados;

Conferir o valor da compra e, de preferĂȘncia, pagar somente no aplicativo;

Não passar os seus dados por telefone;

Desconfiar caso o entregador informe que é necessĂĄrio pagar algum valor extra.

"O consumidor deve procurar fazer o pagamento no momento do pedido, de forma online, evitando pagar na hora da entrega, que é o momento em que o golpe é aplicado. E lembrar que não existe taxa de entrega ou outra taxa extra. Qualquer ocorrĂȘncia diferente deve ser comunicada à empresa", diz em nota Fernando Capez, diretor do Procon-SP.

No caso especĂ­fico do golpe citado no inĂ­cio desta reportagem, vale tomar cuidados extras, como manter o próprio cartão em mãos e prestar atenção redobrada ao apertar os nĂșmeros da senha.

Golpes mais comuns

Basta ter acesso a informações simples como data de validade, código de segurança, nome e nĂșmero do cartão para se fazer determinadas compras online com o cartão alheio.

É por isso que, muitas vezes, falsĂĄrios tentam simplesmente registrar imagens do cartão de suas vĂ­timas.

Estas, sua vez, acabam tendo uma falsa sensação de segurança pelo fato de continuarem com o cartão em sua posse.

A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) detalhou como funcionam os principais golpes ligados a cartões registrados nos Ășltimos meses no Brasil. Confira a seguir:

FuncionĂĄrios falsos de banco

Usando gravações que imitam mĂșsica e menus de centrais de bancos, falsĂĄrios se apresentam como membros de centrais antifraude e pedem dados confidenciais de clientes.

WhatsApp

Se passando por funcionĂĄrios de sites de compras, falsĂĄrios clonam a conta de WhatsApp e a partir daĂ­ se passam pela vĂ­tima, enviando mensagens pedindo dinheiro para todos os seus contatos.

Troca de Cartões

Na hora do pagamento, atendentes mal-intencionados prestam atenção na senha usada pelo cliente ou pedem para que o código seja digitado no lugar do valor da compra. Ao registrarem a senha, eles entregam de volta outro cartão.

Falso Motoboy

Falsos funcionĂĄrios de bancos telefonam para a vĂ­tima informando que seu cartão foi clonado e que um profissional buscarĂĄ o cartão na casa do cliente. Muitas vezes, o falso funcionĂĄrio quebra o cartão na frente da vĂ­tima, para que ela se senta mais segura. Mesmo quebrado, no entanto, o cartão continua podendo ser usado para compras online.

Lojas falsas

Normalmente perto de datas comerciais como Natal e Black Friday, vĂ­timas recebem e-mails e mensagens de texto com supostos links promocionais para sites falsos que simulam grandes portais. Os dados são recolhidos e os produtos nunca são entregues.

Por isso, a Secretaria de Segurança PĂșblica de São Paulo recomenda que nunca se clique em links do tipo - é melhor digitar diretamente no seu navegador o site da loja desejada e fazer compras direto por esse caminho.

Videochamada

Pessoas se passando por funcionĂĄrios convencem clientes de bancos a fazerem chamadas por vĂ­deo quando usarem o caixa eletrônico. Assim, copiam todos os dados da vĂ­tima.

Cartão extraviado

Ladrões roubam cartas fĂ­sicas de bancos com novos cartões e telefonam aos donos fingindo serem funcionĂĄrios do banco. Após o cliente confirmar seus dados, eles conseguem desbloquear o cartão.

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Fonte: G1

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