Canal 73

Seguidores de Bolsonaro interrompem missa em Fortaleza para hostilizar padre que lamentava mortes por covid

Por PH em 20/07/2021 às 14:19:56


Padre italiano Lino Allegri está afastado por segurançaCredit...Foto: Arquidiocese do Ceará

O episódio mais recente ocorreu no fim de semana por um homem que gritava que ele "havia transformado o altar em palanque político". No início do mês, um grupo de oito pessoas também hostilizou o religioso.

Allegri, que também atua na Pastoral da Rua, deve entrar no Programa Estadual de Proteção aos Defensores e Defensoras de Direitos Humanos (PPDDH) após pedido da Defensoria Pública e do Ministério Público do Ceará (MPCE).

Além dos ataques verbais nas missas, Allegri relatou que ele e outros religiosos da paróquia vem sendo ameaçados fisicamente através de mensagens de WhatsApp. Muitas das hostilizações partem porque o italiano é adepto da Teologia da Libertação, que coloca o pobre e o oprimido no centro da vida cristã.

Na noite de domingo (19), o governador do estado, Camilo Santana, também anunciou que uma investigação formal será aberta pela Secretaria de Segurança estadual por perseguição e crime de ódio.

    Em declaração ao jornal "O Povo", o articulador paroquial Mario Fonseca, defendeu o sacerdote e suas homilias.

    "Ele usou a sua palavra de sacerdote para denunciar uma necropolítica. As pessoas têm dificuldade de entender isso e acham que é um palanque político. Essa não é uma igreja apenas carismática que quer comprar um lote no céu e não está preocupada com o povo sofredor aqui na terra. Eles expressam indignação por falta de incompreensão do modelo de igreja libertadora, o que eles rotulam de comunismo", disse Fonseca à publicação.

    Aos 82 anos, Allegri foi ordenado sacerdote em 1965 e, desde então, vem dedicando sua vida aos mais pobres. (com agência Ansa)


    Fonte: JB

    Comunicar erro
    Governo Agro

    Comentários

    Assembleia Legislativa