Canal 73

Alexandre de Moraes determina posse imediata de Paulo Duarte na Assembleia

Por PH em 27/02/2024 às 08:40:12
Divulgação

Divulgação

Decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) publicada nesta segunda-feira, dia 26 de fevereiro, determina a posse imediata do ex-deputado estadual Paulo Duarte (PSB) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul para novo mandato.

Na determinação de ontem, Moraes "permite-se concluir que o registro das candidaturas (de duas mulheres) se deu tão somente para fraudar o disposto no art. 10, § 3Âș, da Lei nÂș 9.504/1997 (referente à cota de gĂȘnero), considerando a insistĂȘncia do partido em manter as candidaturas inviĂĄveis como integrantes de sua cota mínima sem proceder às substituições (...), embora existente tempo hĂĄbil para tanto".

Com isso, o ministro indeferiu os pedidos do PRTB de retirada do processo da pauta de julgamento, e não conheceu do recurso do partido que pedia a reforma do acórdão. "Nesse cenĂĄrio, a jurisprudĂȘncia do TSE autoriza a execução imediata do acórdão, ainda que importem a cassação de mandato eletivo, não sendo necessĂĄrio aguardar o trânsito em julgado da decisão ou até mesmo sua publicação", determinou.

Para Duarte, a decisão e "uma excelente surpresa" e a posse, que pode acontecer ainda esta semana, "é uma grande responsabilidade de honrar o mandato". Segundo ele, o TRE deve ser oficiado hoje e então, a Assembleia Legislativa.

Fonte: CGNEWS

Comunicar erro
Governo Agro

ComentĂĄrios

Assembleia Legislativa