Camara municipal

Governo federal anuncia portaria que permite entrar com √°gua em shows e cria "ilhas de hidratação"

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou em seu perfil no X (antigo Twitter) que o governo federal criou uma portaria que permite aos fãs entrarem com água em shows no Brasil.

Por PH em 18/11/2023 às 15:39:20
Divulgação

Divulgação

O ministro da Justiça e Segurança P√ļblica, Fl√°vio Dino, anunciou em seu perfil no X (antigo Twitter) que o governo federal criou uma portaria que permite aos fãs entrarem com √°gua em shows no Brasil. Além disso, eventos com alta exposição ao calor deverão disponibilizar √°gua pot√°vel gratuita em"ilhas de hidratação" de f√°cil acesso. As medidas, segundo Dino, j√° valerão a partir deste s√°bado, 18. "A portaria ser√° editada em, no m√°ximo, uma hora. Ser√° postada aqui [no X] para conhecimento dos detalhes", declarou o ministro. Na noite de sexta-feira, centenas de fãs da cantora Taylor Swift passaram mal por causa das altas temperaturas no Rio de Janeiro, somada à aglomeração no est√°dio do Engenhão e à falta de hidratação. Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu.

Não era permitido entrar com garrafas ou copos de √°gua no show da americana. Segundo os fãs, as enormes filas dificultavam a compra, e os ambulantes não tiveram acesso a determinados locais, como na grade que fica perto do palco. A T4F, organizadora do evento, emitiu um comunicado lamentando a morte de Ana Clara. A empresa disse que ela foi atendida por uma equipe de brigadistas e paramédicos, recebeu os primeiros socorros no posto médico do Engenhão e depois foi transferida ao Hospital Salgado Filho, "onde, após quase uma hora de atendimento emergencial, veio a óbito". No entanto, a T4F nada falou sobre as reclamações sobre o dif√≠cil acesso à √°gua durante o show.

A pedido da deputada federal Samia Bomfim (Psol-SP), o Ministério P√ļblico Federal vai apurar a conduta da T4F. "A empresa, que até o √ļltimo ano também produzia o Lollapalooza, j√° responde a ações no Ministério P√ļblico do Trabalho por trabalho an√°logo à escravidão em edições desse festival. A garantia do acesso à √°gua, a estruturação para circulação de ar e a adaptação para a infeliz realidade de emerg√™ncia clim√°tica que passamos é o m√≠nimo. A gan√Ęncia e o lucro não podem estar acima da dignidade e dos direitos. A situação ocorrida ontem é estarrecedora e não pode se repetir de forma alguma", declarou a psolista. A Jovem Pan procurou a assessoria de imprensa da T4F, mas ainda não obteve resposta. O espaço est√° aberto para qualquer manifestação.

Fonte: Jovem Pan

Comunicar erro
Governo do Estado

Coment√°rios

Assembleia Legislativa