Canal 73

Futebol Brasileiro Memória : Zito o grande zagueiro

Por PH em 16/09/2023 às 23:11:42
Reprodução

Reprodução

Hércules Brito Ruas, mais conhecido como Brito (Rio de Janeiro, 9 de agosto de 1939), é um ex-futebolista brasileiro que atuava como zagueiro.
Iniciou sua carreira no Vasco da Gama, seu time do coração. Depois de uma temporada emprestado ao Internacional, assumiu a posição de titular em 1960, com a responsabilidade de substituir Bellini, que havia sido bicampeão mundial com a Seleção Brasileira. No clube carioca ficou por 10 anos, tendo sido campeão do Torneio Rio-São Paulo em 1966.
Em 1969 foi negociado com o Flamengo. Convocado para Copa do México, foi titular em todos os jogos da conquista do tri-campeonato pelo Brasil. De volta ao Flamengo, desentendeu-se com o técnico Yustrich e foi emprestado ao Cruzeiro.
Naquele ano de 1970 o Cruzeiro chegou às semifinais do Robertão, que era o campeonato nacional da época. Na campanha, Brito destacou-se e entrou na Seleção da primeira Bola de Prata da recém-criada revista Placar. Um fato curioso ocorrido durante sua passagem pelo Cruzeiro foi justamente no jogo com o Flamengo: depois da vitória de virada por 3 a 1, sob forte chuva, no Mineirão, o jogador correu em direção ao banco adversário e atirou sua camisa em Yustrich , que tentou sair do túnel em seu encalço, mas foi contido por integrantes da comissão técnica e jogadores reservas.
Ao final do período de empréstimo, o atleta acabou se transferindo para o Botafogo.
Em 1971, em clássico entre Botafogo e Vasco, o zagueiro vascaíno deu um soco no árbitro José Aldo Pereira, após a marcação de um pênalti contra o Botafogo. Pela agressão, levou um ano de suspensão.
Defendeu o Corinthians em 1974, e jogou ainda por Atlético Paranaense, Montreal Castors (Canadá), Deportivo Galicia (Venezuela), Democrata GV(MG) e River-PI.
(Seleção brasileira)
Era a segurança da Seleção Brasileira. Foi convocado para a Copa de 1966.
Foi considerado o jogador com o melhor preparo físico da Copa do Mundo de 1970 pela OMS. Reza a lenda que durante a preparação para esta Copa, quebrou um aparelho da academia ao se exercitar. Pela Canarinha, fez 61 partidas (15 não oficiais), entre 1964 e 1972 e não marcou nenhum gol.
[Wikipédia]
Comunicar erro
Governo Agro

Comentários

Assembleia Legislativa