Canal 73

Coisas da Política - Dá para pensar no após covid?

Coisas da Política - Dá para pensar no após covid?

Por PH em 23/05/2021 às 09:12:02
Medidas efetivas de isolamento, solapadas pelo presidente da República&filhosCredit...Reprodução

Esta variante surgiu no país de 1,38 bilhão de habitantes, que passou a ser o epicentro da pandemia, no fim de abril. Era de se esperar que os voos ligando o Brasil à 2ª nação mais populosa do mundo (só perde para os 1,42 bilhão de habitantes da China) fossem imediatamente suspensos e as autoridades sanitárias determinassem rigorosas triagens de viajantes nos aeroportos e portos brasileiros, já que a Índia figura entre os 20 maiores parceiros comerciais do Brasil e seus cidadãos são contratados por firmas de todo o mundo. Só na semana passada passou a valer restrições aos voos.

A explosão da crise na Índia nos priva daquele que seria o maior fornecedor de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs). Era com o Instituto Serum que a Fiocruz fez as negociações básicas para o fornecimento dos IFAs da AztraZeneca. A Índia suspendeu as exportações e se os IFAs CoronaVac vêm da China, os da vacina da Oxford (AztraZeneca) também têm olhinhos puxados. Por isso era tão idiota e pueril a discussão sobre a origem das vacinas. As da Pfizer/BioNTech, que agora chegam ao Brasil podem ter DNA americano e alemão. Mas como dizia o velho líder chinês, Mao Tsé Tung, "não importa a cor do gato, desde que pegue o rato". Vacina boa é a que tem eficácia e as que aprovamos e contratamos (até aqui) tinham nota baixa.

Me irrita a lenga-lenga dos áulicos do governo de que "o Brasil é o 5º país que mais aplicou vacina". E citam o montante de 55 milhões. O país que mais aplicou vacinas (mas não se pode comprovar, por falta de transparência e informação se foi uma ou duas doses) é a China: 449,6 milhões de doses. Os Estados Unidos aplicaram 277,3 milhões, a Índia, 192 milhões e o Reino Unido, 58 milhões. Mas o que vale (no caso das vacinas em uso aqui no Brasil) é o percentual da população que foi imunizada com as duas doses. E aí os números relativos da China caem a menos de 6%. Na Índia desce para 3,2%, no Brasil, de 213 milhões, para menos de 10%%. Israel tem 58% da população imunizada com duas doses. Nos EUA são 37,5%, no Reino Unido, são 30,8%. Em Portugal, são 14,23%. A populosa Indonésia (274 milhões de habitantes) aplicou 23,3 milhões de doses, mas só 3,25% receberam as duas dosesNa 6ª feira, ao focalizar a explosão da cepa indiana, a OMS admitiu que pode faltar vacina para países pobres e em desenvolvimento. Os sites indianos já discutem a dilatação dos intervalos entre a 1ª e a 2ª dose - não a que os brasileiros que tomaram a 1ª dose da CoronaVac tiveram de aguardar até duas semanas em relação ao retorno previsto de 28 dias quando da primeira picada - para mais de 12 a 13 meses! Isso mesmo. Vacinas mais potentes, como as da Pfizer, Moderna e Sputnik V, que têm eficácia superior a 90% em duas doses (as duas últimas ainda não aprovadas pela Anvisa), poderiam dar uma proteção mínima com uma dose só. Seria a tese de que não adianta vacinar plenamente uma parte do rebanho se mais da metade não receber vacina alguma. Então, meia vacina para maior número de pessoas seria conveniente.

Fonte: JB

Comunicar erro
Governo Agro

Comentários

Assembleia Legislativa