Canal 73

Com falta de medicamentos, vereador Professor André Luis fiscaliza unidades de saúde

Por PH em 15/04/2024 às 07:58:59
Divulgação

Divulgação

Para entender melhor o problema da falta de medicações na rede pública de saúde, na manhã desta sexta-feira (12), o vereador Professor André Luis, visitou duas unidades de saúde de Campo Grande: o Centro de Regional de Saúde (CRS) Nova Bahia e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Coronel Antonino.

Na farmácia do CRS Nova Bahia, que atende a população, faltam remédios para diabetes, antibióticos e seringa para insulina. Já no estoque interno, não há esparadrapos e cateteres intravenosos, usados para administração de medicamentos e coleta de amostras.

O vereador também visitou a UPA da Coronel Antonino, onde estão faltando anti-inflamatório infantil, antibióticos e Metformina, que é usado no tratamento da diabetes.

Para o vereador, que irá presidir uma audiência pública para debater o assunto, é imprescindível a presença de autoridades neste encontro para entender o cerne do problema e resolvê-lo de forma ágil e eficaz.

"É inaceitável a situação que vimos no CRS e na UPA. Faltam insumos básicos para atender a população de Campo Grande. Precisamos entender a raiz do problema, se são as licitações, falta de recursos ou má gestão", disse.

Conforme amplamente divulgado pela imprensa, a situação já se estende há mais de um mês, com mais de 100 tipos de medicamentos em falta ou com estoque baixo, ou seja, em quantidades insuficientes e que podem acabar a qualquer momento.

No geral, faltam desde as medicações básicas, como dipirona, bromoprida, antibióticos, ibuprofeno, até as mais complexas, como antidepressivos ou para tratamento de doenças mais graves.

A Audiência Pública para tratar deste caso está marcada para segunda-feira (15), às 9h, no Plenário da Câmara Municipal.

Ana Clara Santos
Assessoria de Imprensa do Vereador

Comunicar erro
Governo Agro

Comentários

Assembleia Legislativa