Canal 73

Traficantes escondem corpo de vĂ­tima em tĂșmulo de cemitĂ©rio : 'Nunca vi caso semelhante', diz delegado

Por PH em 09/03/2024 às 08:03:59
Divulgação

Divulgação

Quatro foram presos por 'homicĂ­dio quintuplamente qualificado'. CadĂĄver do jovem, que era dado como desaparecido, só foi achado após denĂșncia anônima chegar à polĂ­cia.

O assassinato de um jovem de 24 anos, arquitetado por uma quadrilha de traficantes da cidade de São Joaquim, em Santa Catarina, chamou a atenção da polĂ­cia local por conta de um modus operandi até então inédito para os investigadores: o corpo da vĂ­tima foi escondido pelos criminosos dentro de um tĂșmulo do cemitério da cidade. O crime aconteceu na segunda semana de janeiro, e o inquérito motivou a operação "Campo Santo", que entre o mĂȘs de fevereiro e a Ășltima quinta-feira (6) prendeu quatro suspeitos e cumpriu 14 mandados de busca e apreensão.

— É um caso que nos chamou muito a atenção. Ainda não havia ocorrido nenhum caso semelhante a esse. Mas agora estamos de olho nesse possĂ­vel modus operandi de ocultação de cadĂĄver — comentou o delegado Wilian Sales, à frente da investigação na Divisão de Investigação Criminal de São Joaquim.

Corpo de vĂ­tima de traficantes foi escondido em tĂșmulo em São Joaquim (SC) — Foto: PolĂ­cia Civil SC
Corpo de vĂ­tima de traficantes foi escondido em tĂșmulo em São Joaquim (SC) — Foto: PolĂ­cia Civil SC

A vĂ­tima era tida como desaparecida pela famĂ­lia desde o inĂ­cio de janeiro, mas foi depois de uma denĂșncia anônima, no dia 9 daquele mĂȘs, que a PolĂ­cia Civil direcionou as buscas para o cemitério da cidade, que fica a cerca de 30 minutos do centro. LĂĄ, policiais perceberam que a vegetação estava amassada perto de um dos tĂșmulos, indicando que pessoas haviam passado por ali. Quando abriram, se depararam com o corpo da vĂ­tima. Ainda havia uma coroa de flores seca em cima da lĂĄpide.

A primeira fase da "Campo Santo" foi desencadeada no dia 6 de fevereiro, quando a delegacia de São Joaquim cumpriu oito mandados e busca e apreensão e prendeu trĂȘs suspeitos de participação no crime. A segunda ação, que mirava o Ășltimo alvo foragido, aconteceu entre as Ășltimas quarta e quinta-feira. A polĂ­cia narra que a diligĂȘncia aconteceu no municĂ­pio de Despraiado, a cerca de 1h40 de São Joaquim. O suspeito conseguiu fugir num primeiro momento e se escondeu no mato, mas os agentes fizeram um cerco e conseguiram capturĂĄ-lo no momento em que tentava entrar num prédio.

— Eles preencheram todas as qualificadoras do homicĂ­dio: motivo torpe, fĂștil, com tortura, mediante traição ou emboscada e afim de ocultar a existĂȘncia de outro crime — acrescenta o delegado.

"O crime se encontra praticamente elucidado, porém, ainda restam algumas diligĂȘncias a serem realizadas, visando a completa elucidação do fato. Ao final o Inquérito Policial encerrado e encaminhado ao Poder JudiciĂĄrio", afirma a PolĂ­cia Civil.

Agentes prenderam Ășltimo suspeito investigado por matar rival e esconder em tĂșmulo em SC — Foto: Divulgação / PolĂ­cia Civil
Agentes prenderam Ășltimo suspeito investigado por matar rival e esconder em tĂșmulo em SC — Foto: Divulgação / PolĂ­cia Civil

Fonte: G1

Comunicar erro
Governo Agro

ComentĂĄrios

Assembleia Legislativa