Canal 73

Estudos e medicamentos gratuitos empurram paraguaios para o sistema de saĂșde do Brasil

Por PH em 02/03/2024 às 08:47:29
Opção. Este ano, os procedimentos para paraguaios que buscam residência no Brasil aumentaram 500%.ARQUIVO

Opção. Este ano, os procedimentos para paraguaios que buscam residência no Brasil aumentaram 500%.ARQUIVO

Cada vez mais compatriotas investem um pouco de dinheiro na administração de uma residĂȘncia brasileira para fazer tratamentos e estudos, que aqui são caros e gratuitos ali.

Os paraguaios que vão a Foz de Yguazú, Brasil, para tratamento geralmente pertencem a um setor que exige estudos mais complexos e tratamentos mais caros e para o qual não encontram resposta nos serviços públicos de saúde de Ciudad del Este.

Entre esses pacientes estão pacientes renais, doenças cardíacas complexas, câncer, entre outros. Em geral, os depoimentos indicam que o serviço de saúde, especialmente no atual governo brasileiro de Luiz InĂĄcio Lula da Silva, é muito melhor em todos os sentidos.

Um desses paraguaios, que pediu para não ser identificado, relatou que tinha problemas cardíacos, por isso recorreu ao sistema de saúde do país vizinho para fazer um estudo que não estava disponível no Hospital Regional e que no setor privado, o costa custou G. 3.200.000.

Ele comentou que para ter acesso a tal benefício de saúde bastava apenas gerenciar seu cadastro de pessoa física (CPF) junto à Polícia Federal brasileira.

Em Ciudad del Este –disse–, hĂĄ gestores que tĂȘm seu contato em Foz que fazem justamente toda essa gestão cadastral.

"Não é apenas muito barato. Custou-me G4.000.000, mas a poupança é muito maior, se tivermos em conta que, no meu caso, a solução para o meu problema estava em Assunção", observou, sem deixar de referir que os medicamentos e os estudos que devem ser ser realizados – caros, aliĂĄs – são gratuitos no sistema de saúde brasileiro.

Ao ser questionado sobre como trata a residĂȘncia, que é um dos requisitos para iniciar o processo de acesso ao CPF, indicou que o gestor tem contatos em Foz de Yguazú através de moradores locais.

"O gerente tem lĂĄ gente que te ajuda dizendo que aluga a casa para vocĂȘ. Hoje não tem muito controle, então a gestão é muito rĂĄpida. Depois de ter o CPF, vocĂȘ pode consultar qualquer serviço de saúde", comentou.

LAR. "No Brasil a exigĂȘncia é ser residente para ter o CPF, não é como na Argentina, onde qualquer estrangeiro que chegasse aos hospitais jĂĄ era atendido. No Brasil, sim ou sim, eles exigem registro. Aqui o serviço de saúde não estĂĄ habilitado para quem reside fora do país", esclareceu.

O interessado é quem deve obter endereço no Brasil, mas no caso de procedimento realizado por gestores, eles são responsĂĄveis ??por isso.

"Acontece que vocĂȘ tem que cadastrar um endereço na Polícia Federal e o controle é aleatório. Pode ou não tocar em vocĂȘ. O processo é feito online e depois tem uma entrevista física, onde vocĂȘ tem que sair aconteça o que acontecer e depois de 72 horas eles habilitam o CPF e aí vocĂȘ tem que retirar o documento", explicou.

Esclarece que caso a Polícia Federal verifique que quem processa o CPF não é residente, todo o processo é anulado. O próximo passo é fazer o cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS), que é uma etapa bem mais simples. O procedimento é realizado na Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal. "E espere que eles lhe dĂȘem um cartão para que vocĂȘ possa usar a rede pública e privada de saúde do Brasil", disse ele.

Ele revelou que é um truque que se usa, mas que vale a pena, quando se tem um problema de saúde complexo e não se tem recursos financeiros suficientes. "Se vocĂȘ vai fazer o procedimento é bem mais barato, mas tem que saber onde estĂĄ. Conheça as pessoas. Em Foz de Yguazú tem gente que por 200 reais (cerca de G. 300 mil) finge que aluga a casa para vocĂȘ e se a Polícia Federal chega e pergunta por vocĂȘ, eles falam que vocĂȘ saiu para trabalhar e que vocĂȘ vai voltar à tarde", disse ele.

Fonte: ultimahora.com

Comunicar erro
Governo Agro

ComentĂĄrios

Assembleia Legislativa