Canal 73

Aprovado Projeto de Lei do vereador Clodoilson Pires que institui o dia municipal da doula

Por PH em 16/02/2024 às 08:18:26
Divulgação

Divulgação

Na sessão ordinária desta quinta-feira (15), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 11.099/23, do vereador Clodoilson Pires (Podemos), que institui o dia 18 de dezembro como o Dia Municipal da Doula. Reconhecendo a importância dessa profissão na jornada de parto das mulheres. A doula é uma profissional que serve de orientação, suporte físico e emocional para a mulher durante a gravidez, no trabalho de parto e depois, no pós-parto.

As doulas desempenham um papel fundamental ao oferecerem suporte emocional, físico e informativo às mães antes, durante e após o parto. Originado do grego, o termo "doula" significa "mulher que serve", e essa é precisamente a função generosa que as profissionais desempenham, não apenas para as gestantes, mas para suas famílias também.

"É com grande satisfação que vemos a valorização do trabalho das doulas na nossa comunidade. As profissionais desempenham um papel fundamental ao oferecer suporte emocional e físico às mães durante um dos momentos mais importantes de suas vidas. Instituir o Dia Municipal da Doula é uma forma de reconhecer e homenagear o compromisso e dedicação dessas mulheres em proporcionar um parto mais humanizado e acolhedor." afirmou Clodoilson Pires.

Durante o parto, as doulas auxiliam as mulheres a se sentirem confortáveis através de técnicas como massagens, posicionamento adequado e uso de compressas. E mesmo após o parto, elas continuam seu trabalho, fornecendo apoio nos primeiros dias com o bebê, esclarecendo dúvidas e garantindo que a mãe esteja emocionalmente estável durante esse período desafiador.

A instituição do Dia Municipal da Doula não apenas reconhece o trabalho essencial desses profissionais, mas também destaca a importância da humanização do parto e do apoio contínuo às mães durante essa jornada única. A aprovação deste projeto de lei na Câmara Municipal, representa um passo significativo em direção ao reconhecimento e valorização do papel das doulas na comunidade. Agora o projeto segue para análise do executivo.

Gabinete aberto – O gabinete do vereador Clodoilson Pires quer receber suas solicitações e está disponível pelos meios a seguir:

• WhatsApp: 67 97400-2762;

• E-mail: [email protected];

• Telefones Gabinete: 67 3316-1522 / 67 3316-1523

Rafael Dias

Assessoria de Imprensa do Vereador

Comunicar erro
Governo Agro

Comentários

Assembleia Legislativa