Canal 73

Startup desenvolve teste para rastreamento de câncer do colo do Ăștero

Projeto desenvolvido por startup apoiada pelo programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), elaborou um autocoletor de amostras do colo do útero que pode detectar instantaneamente a presença de células cancerígenas no órgão.

Por PH em 13/12/2023 às 14:03:36

Projeto desenvolvido por startup apoiada pelo programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), elaborou um autocoletor de amostras do colo do Ăștero que pode detectar instantaneamente a presença de células cancerĂ­genas no órgão.

O teste é semelhante a testes rĂĄpidos de gravidez. Caso o resultado seja negativo, a mulher deve repeti-lo um ano depois. Se for positivo, ela deve entrar em contato com um profissional especializado.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer do colo do Ăștero é o terceiro tumor mais frequente entre mulheres no Brasil em regiões com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo. Com acesso ao teste, que funciona como uma triagem, seria possĂ­vel reduzir essa incidĂȘncia, caso as mulheres em idade de rastreamento no paĂ­s tivessem acesso à avaliação de células de forma periódica. O teste funciona como triagem.

"Descobrimos um marcador que consegue identificar as lesões e pensamos que se conseguĂ­ssemos uma forma de a mulher fazer sua própria coleta e teste, isso melhoraria muito o acesso. Então, desenvolvemos um auto coletor de célula do colo do Ăștero que jĂĄ tem patente, registro na Anvisa, e estĂĄ no mercado. Basta a mulher coletar, misturar o material em um lĂ­quido e levar esse material ao laboratório para anĂĄlise", explicou Caroline Brunetto de Farias, CEO da Ziel Biosciences.

Startup

Segundo Caroline, a startup apoiada pela Pipe jĂĄ tem parcerias com prefeituras. Um agente de saĂșde vai até as casas das mulheres para entregar o autocoletor e levĂĄ-lo ao laboratório. O serviço serve para auxiliar aquelas que não costumam ir até as unidades bĂĄsicas de saĂșde (UBS) ou moram em na zona rural, são ribeirinhas, não tĂȘm dinheiro para o transporte, ou algum outro motivo.

O teste ainda estĂĄ em fase final de validação, com perspectiva de ser submetido a registro pela Anvisa, no primeiro trimestre de 2024. O coletor e o teste pode ser comprado em kits ou separadamente, por isso o coletor jĂĄ estĂĄ disponĂ­vel.

"Também estamos desenvolvendo aplicativo para tirar uma foto desse teste rĂĄpido e com o auxĂ­lio desse aplicativo interpretar o resultado. Percebemos que às vezes tem muita insegurança assim, porque assim como nos testes de gravidez dois traços, é positivo e um, é negativo. Mas às vezes o traço fica muito claro, por isso o aplicativo pode ajudar a entender que tipo de lesão é", afirmou.

O conceito de autocoletor não é inédito, mas a solução da startup — que agrega o teste rĂĄpido — é a Ășnica que faz a citologia lĂ­quida instantaneamente. "Não existe nenhum teste rĂĄpido para câncer do colo do Ăștero no mundo. Nossa patente é justamente para isso. E queremos levar tanto para o Brasil quanto para outros lugares do mundo onde a realidade é muito parecida com a nossa."

De acordo com Caroline, ainda não se sabe quanto o produto vai custar e quando chegar às farmĂĄcias. Além disso, o kit pode estar disponĂ­vel no Sistema Único de SaĂșde (SUS), levando mais mulheres a fazerem o exame, o que resultaria em redução da incidĂȘncia dos tumores e dos custos com os tratamentos, desonerando o Estado.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
Governo Agro

ComentĂĄrios

Assembleia Legislativa