Camara municipal

Pesquisa do Procon Campo Grande encontra variação de 849% em preços de exames PSA

Por PH em 05/12/2023 às 08:47:55
Divulgação

Divulgação

O Procon de Campo Grande realizou nesta semana uma pesquisa para avaliar a variação de preços dos exames de PSA (Antígeno Prost├ítico Específico), utilizados na detecção precoce do c├óncer de próstata. O objetivo foi verificar se havia variações significativas nos valores cobrados pelos laboratórios da cidade e o resultado da pesquisa foi de 849% nos valores comparando o menor e maior valor.

Durante a pesquisa, o órgão analisou os preços cobrados por diferentes laboratórios da Capital, levando em consideração a qualidade dos serviços prestados e a confiabilidade dos resultados. Foram pesquisados 13 estabelecimentos e coletadas informações detalhadas sobre os valores praticados.

Os resultados da pesquisa revelaram uma variação consider├ível nos preços dos exames de PSA na cidade. Alguns laboratórios apresentaram valores significativamente mais elevados em comparação com outros, o que levanta preocupações sobre a equidade no acesso aos exames. Obteve-se a variação de 849%, no preço do exame PSA livre e total, com o menor preço de R$ 9,90 e o maior preço de R$ 94,00.

O c├óncer de próstata é uma doença que afeta milhares de homens em todo o mundo, e a detecção precoce é fundamental para aumentar as chances de tratamento bem-sucedido. O exame de PSA é uma das ferramentas utilizadas para identificar possíveis indícios da doença.

É importante destacar que em alguns casos, o laboratório pode estar realizando uma promoção apenas neste m├¬s de novembro.

Com base nos resultados obtidos, o Procon Municipal pretende adotar medidas que promovam a transpar├¬ncia e a equidade na cobrança dos exames de PSA na cidade. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) enfatiza que durante todo esse m├¬s de novembro intensificou as orientações e atendimento com um calend├írio de ações aos homens em toda a rede pública de saúde.

O órgão de defesa do consumidor também recomenda que os consumidores interessados em realizar o exame de PSA em clínicas particulares para detecção do c├óncer de próstata, pesquisem previamente os preços praticados pelos laboratórios e verifiquem a qualidade dos serviços oferecidos.

"A conscientização e o engajamento de todos são fundamentais para garantir que a detecção precoce do c├óncer de próstata seja acessível a todos os homens", reforça o subsecret├írio do Procon Municipal, José Costa Neto.

CONFIRA AQUI A PESQUISA:

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comunicar erro
governo combate

Comentários

Assembleia Legislativa