Canal 73

Governador do Rio diz que operação que terminou com 28 mortos foi ação de 'inteligência'

Por PH em 07/05/2021 às 22:24:05

Operação do CORE usou carros e aeronaves blindadosCredit...Folhapress / Carlos Elias Junior/Fotoarena


O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que a operação da Polícia Civil realizada no Jacarezinho foi 'ação pautada e orientada por longo e detalhado trabalho de inteligência e investigação'

A operação terminou com 28 mortos, sendo 27 civis e um policial. A polícia disse que as vítimas eram traficantes, mas não revelou suas identidades e os crimes que teriam cometido.

Segundo a polícia, foram necessários 10 meses de trabalhos para a conclusão da operação. Especialistas em segurança pública e a Defensoria Pública criticaram a ação, considerada a mais letal da história do estado do Rio de Janeiro, devido ao alto número de mortos.

O órgão disse que o canal de atendimento do MP recebeu denúncias sobre a ocorrência de "abusos".

Por meio de nota, o governador disse ainda ser "lastimável que um território tão vasto seja dominado por uma facção criminosa que usa armas de guerra".

A presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara Municipal, vereadora Teresa Bergher (Cidadania) afirmou que é preciso "cobrar da polícia um mínimo de inteligência, para evitar novos banhos de sangue, que não resolvem absolutamente nada".

A operação ocorreu na manhã desta quinta-feira (6) na zona norte do município do Rio de Janeiro. Além dos mortos, cinco pessoas ficaram feridas, duas delas em um vagão do metrô que passava pelo local.

Agentes percorreram diferentes pontos da comunidade com auxílio de blindados, em viaturas e a pé. O delegado Ronaldo Oliveira negou que tenha havido execução. "Para deixar bem claro: quem não reagiu, foi preso. Ou foi preso ou fugiu", afirmou.

Moradores, no entanto, relatam que a ação da polícia ficou extremamente violenta após a morte do agente.

Determinação do STF

A Polícia Civil afirmou ainda que a realização da operação foi comunicada ao Ministério Público. Recentemente, o Supremo Tribunal Federal determinou que as ações em comunidades no Rio de Janeiro, para ocorrer, precisam ser comunicadas ao órgão para receber autorização.

O argumento para a suspensão das operações são os relatos de abusos da polícia e os constantes casos de mortes de inocentes. (com agência Sputnik Brasil)

Discurso 'bolsonarista'

No Twitter, diversos internautas observaram o "tom bolsonarista" do discurso dos responsáveis pela operação, em entrevista coletiva após a matança. Na mesma rede social, os três filhos do presidente Bolsonaro comemoraram as mortes.

***

LEIA AQUI A REPERCUSSÃO NO TWITER

Comunicar erro
Governo Agro

Comentários

Assembleia Legislativa