Canal 73

Carro Inteligente: Prefeitura conta sistema de monitoramento altamente tecnológico e integrado em Chapadão do Sul

Por PH em 05/11/2023 às 01:19:40
Divulgação

Divulgação

O desenvolvimento inteligente e sustentável que está sendo implantado em Chapadão do Sul, com a entrada em funcionamento do "Carro Inteligente" para os próximos anos continua com a otimização da gestão, por meio de dispositivos modernos, que contribuem com a execução de serviços em diversas áreas da Administração Pública.

Em setembro de 2023, a Prefeitura implantou uma tecnologia que utiliza inteligência artificial para monitorar, fiscalizar e apontar problemas que interferem na vida da população, a fim de resolvê-los com agilidade e qualidade.

Sendo a primeira cidade do Mato Grosso do Sul a implantar esse serviço na cidade.

"Carro Inteligente"

O "Carro Inteligente", além de detectar buracos, é capaz de apontar mato nas calçadas, lixo descartado irregularmente, entulho, animais soltos nas vias, tampas de bueiro fora de lugar, sinalização viária apagada, dentre outros. A tecnologia consegue, em apenas quatro minutos, dar o diagnóstico de toda uma rua com fotos e indicadores de qualidade, enviando os dados para um servidor em nuvem, que alimenta um painel de controle operado pelas equipes da Prefeitura.

Câmeras acopladas a um veículo que roda por todas as regiões coletam informações que são enviadas em tempo real, via internet, a um servidor em nuvem para que agentes da Administração Municipal tenham acesso. A quantidade de buracos é mapeada e, por meio dessa tecnologia, as operações para consertar este tipo de dano acontecem com mais precisão.

O prefeito municipal João Carlos Krug e o Secretário da SEDEMA Juninho, em reunião realizada com a imprensa afirmaram que O mesmo trabalho que os fiscais da prefeitura faz no período de um ano, por exemplo, é executado pelo veículo inteligente em um ou dois dias no máximo. Isso gera economia aos cofres públicos, otimiza o trabalho dos fiscais que podem dedicar seu tempo no planejamento e execução das tarefas com agilidade e eficiência.

Em uma semana foi detectada ¼ dos serviços realizados em um ano

O carro detectou em apenas uma semana 79 buracos e 529 terrenos com mato que precisam de atenção. Trata-se de ¼ das ações levantadas pelos fiscais em um ano.

O município vai realizar um investimento em torno de R$ 124 mil reais por ano, em contrapartida terá uma economia em combustível e outros fatores.

Fonte: O Correio News

Comunicar erro
Governo Agro

Comentários

Assembleia Legislativa