Canal 73

Pilates: modalidade no Programa Movimenta Campo Grande que contribui para fortalecimento e correção postural

Por PH em 04/11/2023 às 00:50:48
Divulgação

Divulgação

Umas das modalidades oferecidas pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), no Programa Movimenta Campo Grande, o Pilates, se destaca como uma modalidade essencial para cuidar da saúde, principalmente para o fortalecimento postural, manutenção da coluna, coordenação, desenvolvimento de consciência corporal, entre outros benefícios.

Com foco no fortalecimento muscular e na correção postural, o Pilates tem conquistado adeptos na capital sul-mato-grossense oferecendo uma oportunidade valiosa para cuidar da saúde e bem-estar. O pilates, integrado ao Programa Movimenta, não se limita apenas a um exercício físico; ele é uma abordagem que engloba o fortalecimento postural, a manutenção da coluna vertebral, a melhoria da coordenação motora e o desenvolvimento da consciência corporal.

Os praticantes de Pilates experimentam uma transformação que vai além do corpo, alcançando a mente e a postura, proporcionando benefícios duradouros para a saúde.

A modalidade é oferecida em todas as sete regiões da Capital, garantindo que os cidadãos de Campo Grande tenham acesso fácil e conveniente a modalidade. Atualmente, cerca de 2.000 alunos estão sendo atendidos por meio do Pilates, experimentando os benefícios dessa prática regularmente.

A modalidade não apenas fortalece o corpo dos participantes, mas também fortalece a comunidade, promovendo a saúde e o bem-estar em todos os níveis.

Lindomaia Borges Nogueira, 45 anos, aluna de Pilates no Centro Comunitário Campo Nobre, pratica a modalidade há um ano e fala de seus benefícios. "Diminuiu bastante minhas dores na coluna. O pilates tem feito maravilha em minha vida. Os exercícios bem orientados e bem aplicados têm me ajudado muito na minha recuperação e fortalecimento da lombar. Achei que no começo não iria funcionar, hoje não vivo sem. Conto para as pessoas que conheço sobre as minhas aulas e como isso tem me beneficiado no tratamento. Estou amando e me sentindo melhor a cada dia com os alongamentos e exercícios passados. Sou grata por ter esse projeto no bairro. Muitas pessoas estão tendo qualidade de vida através desse projeto."

O aluno Rubens Marinho Soares, aposentado, que pratica a modalidade há um ano e três meses, iniciou a oficina da Funesp por recomendação médica. "Desde os 17 anos tenho problemas de coluna e nos joelhos. O Pilates me dá mais qualidade de vida. Deixei de usar anti-inflamatório e analgésicos. Se eu soubesse dos benefícios do Pilates já teria começado a praticar há muito tempo. Acabei com minha saúde, com minha flora intestinal, de tanto tomar remédio. Hoje tenho outra qualidade de vida."

Para a professora Hestela Araújo, que atua há quatro anos na Fundação de Esporte de Campo Grande e leva aulas de pilates aos alunos do Centro Olímpico da Vila Nasser e da Associação de Moradores do Estrela do Sul, a modalidade garante vários benefícios saudáveis na vida das pessoas. "O Pilates proporciona na vida das pessoas, qualidade de vida, bem-estar, melhora a postura, a respiração, fortalece a musculatura, melhora a flexibilidade, equilíbrio e concentração."

A iniciativa da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Esporte, destaca-se como um exemplo do poder público de impactar positivamente a vida dos cidadãos, incentivando hábitos saudáveis e proporcionando oportunidades para que todos alcancem. "Com essa modalidade, as comunidades têm a chance de melhorar sua qualidade de vida, um movimento de transformação que reflete na saúde da população. Com mais atividades físicas, teremos menos pessoas com problemas de saúde e consequentemente menos pessoas em hospitais", explicou o diretor-presidente da Funesp, Maicon Mommad.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comunicar erro
Governo Agro

Comentários

Assembleia Legislativa