Canal 73

Vem aí a 4ª edição do Saltenha Fest em Corumbá

Por PH em 30/10/2023 às 10:45:04
Divulgação

Divulgação

Corumbá (MS) — O evento que representa a maior celebração da integração Cultural da culinária Fronteiriça Brasil-Bolívia, voltou. A quarta edição do Saltenha Fest ocorre no próximo dia 05 de novembro, celebrando uma das mais tradicionais iguarias culinárias apreciadas em Corumbá, Ladário e região da fronteira oeste do país.

Com a participação de diversas saltenharias da região, o evento se consolidou como um dos principais promotores dessa iguaria, que ganhou o reconhecimento de sua importância e por meio de uma lei municipal, foi promulgado o dia 10 de novembro como "O dia da Saltenha" em Corumbá.

saltenha fest corumbá

De origem boliviana, a especiaria do país andino caiu nas graças dos corumbaenses e se tornou um dos salgados mais apreciados na cidade.

Neste ano, a programação será ampliada e integrará a cultura fronteiriça no roteiro de atrações.

O evento está programado para começar às 16 horas no Porto Geral de Corumbá.

Saltenha fest é Tradição

A primeira edição ocorreu em 2019, sendo interrompida em 2020 por conta da crise sanitária em decorrência da pandemia do novo coronavírus. O retorno aconteceu em novembro de 2021 e se repetiu em 2022, sendo considerado um grande sucesso de público.

De acordo com Arturo Ardaya, responsável pela organização do evento, as três edições anteriores, é uma prova de que a Saltenha, além da tradição, é um grande fomentador da economia local.

Associação dos Santenheiros

A ampliação desta festa tradicional, motivou, segundo Arturo, a criação de uma Associação responsável por reunir as pessoas que fazem da arte da Saltenha, uma fonte de renda e de sustentar suas famílias.

"Criamos em 2023, a Associação dos Saltenheiros da Fronteira, são dezenas de ambulantes, saltenharias, delivery, padarias e famílias que vendem na porta de suas casas esta marca gastronômica da culinária Corumbaense e fronteiriça que tantas saudades dão aos que já não moram na terrinha", encerrou.

Fonte: Folha MS

Comunicar erro
Governo Agro

Comentários

Assembleia Legislativa