Canal 73

Moradores do Jardim Santa Felicidade comemoram revitalização da praça de esportes mais antiga da região Sul da Capital

Por PH em 08/09/2023 às 10:32:09
Diogo Gonçalves

Diogo Gonçalves

Com muita festa e três partidas de futebol, os moradores do Jardim Santa Felicidade comemoraram na noite dessa quarta-feira (06) a revitalização da praça de esportes Arena Coalhada, a mais antiga da região onde também estão localizados os bairros Moreninhas, Cidade Morena, Vila Maciel, Parque Novo Século e Vila Brasil. As obras estão no início, mas o local recebeu iluminação de LED que foi ativada na abertura da solenidade de lançamento do projeto.

Com recursos próprios e de emenda parlamentar ao orçamento da União, a revitalização da praça de esportes Arena Coalhada compreende a colocação de sistema de iluminação em LED, construção de vestiário para os jogadores, banheiros, pista de caminhada e academia ao ar livre. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em 150 dias.

"As crianças do nosso projeto não precisarão mais ir até o parque das Moreninhas (Jacques da Luz) para treinar, agora temos o nosso campinho iluminado, vamos poder treinar em nosso próprio bairro", comemora Antônio Jerônimo da Silva, o Coalhada, um dos mais antigos do Jardim Santa Felicidade.

Os moradores deram o nome Arena Coalhada à praça, em reconhecimento ao trabalho realizado pelo morador, que há mais de trinta anos cuida da única área de lazer do bairro. O Resgatando Vida realiza atividades às quartas-feiras e sextas-feiras das 15h às 20h, por isso a iluminação da praça esportiva é fundamental para o grupo.

Para Antônio Jerônimo, a revitalização da praça de esportes vai trazer melhorias para todos os moradores e fortalecer o trabalho do Projeto Resgatando Vida, criado há 31 anos e que atualmente atende cerca de 70 crianças e adolescentes. A principal atividade é a escolinha de futebol.

"O objetivo do projeto não é preparar essas crianças para serem jogadores, mas tirá-las das ruas e formar bons cidadãos", diz Coalhada. Segundo ele, o Projeto já revelou talentos. Paulo Henrique Marques, que fazia parte do projeto, atualmente é campeão brasileiro na sua categoria no salto em altura e Mateus, que também começou no Resgatando Vida, está indo para a base do Atlético Mineiro. "Fizemos vaquinha para ajudar ele na viagem", diz Coalhada.

O campinho de terra que está sendo revitalizado pela Prefeitura foi palco de várias competições, algumas memoráveis. Coalhada conta que em 2017, numa final de campeonato, o time 26 de Agosto, que é de um outro bairro, chegou para disputar a final com uma pequena carreata.

"Tinha até batedores (torcedores) na frente do ônibus que trazia os jogadores, eles entraram no bairro já soltando fogos e quando chegaram aqui no campinho foi a maior correria para ver eles chegando, a gente nunca tinha visto isso por aqui". O 26 de Agosto retornou com o troféu da competição.

O presidente da Associação de Moradores do Jardim Santa Felicidade, César Cardoso, conta que o campinho que está sendo revitalizado foi feito no final da década de 1970, quando ali só tinha mato. Segundo Cardoso, há anos os moradores pediam melhorias para o local. "Finalmente a gente conseguiu e a Prefeitura já trouxe a iluminação e logo teremos aqui pista de caminhada e área de lazer. A revitalização é muito importante, porque aqui é a única área de lazer do bairro, além dos jogos, fazemos de tudo aqui, como festas e eventos. E vai melhorar também para o comércio e valorizar o nosso bairro".

Em seu discurso durante a solenidade, César Cardoso agradeceu a prefeita Adriane Lopes pela sensibilidade em atender a reivindicação dos moradores. "Quero agradecer a prefeita Adriane Lopes. Foi preciso uma mulher, que nunca jogou futebol neste campo, atender o pedido da nossa comunidade".

Eduardo Silveira nasceu no Jardim Santa Felicidade. Há 10 anos mudou-se para a Vila Sobrinho, mas todos os finais de semana joga futebol no Arena Coalhada. A mãe e as irmãs continuam morando no bairro. "A vontade de voltar é grande. Antigamente esse campinho era feio em meio do mato, e as mães não deixavam as crianças virem aqui sozinhas. A realidade já é outra. Está ficando lindo".

Ao falar em nome da prefeita Adriane Lopes na entrega da iluminação da Arena Coalhada e dar inicio à revitalização da praça esportiva, o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Domingos Sahib Neto, destacou que a atual administração de Campo Grande vem trabalhando incansavelmente para levar melhorias para os bairros, atendendo os pedidos dos moradores. "A atual gestão municipal da Capital tem buscado atender a nossa população, são mais de 20 campos de futebol que a Prefeitura, neste último ano, entrega revitalizado para a população de Campo Grande. De forma efetiva, essa administração tem atendido o que a população e as lideranças pedem".

Odair Serrano, diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), enfatizou que ao investir junto com os parceiros na revitalização das praças esportivas, a Prefeitura está proporcionando condições para que a população tenha melhor qualidade de vida, que impacta também no sistema de saúde. "O trabalhador que chega no final da tarde e tem um local para fazer suas atividades físicas e praticar esporte, cuida de sua saúde de forma preventiva, o que alivia as filas nos postos de saúde", pontuou, acrescentando que a Funesp, junto com a Associação dos Moradores do Jardim Santa Felicidade, irá programar diversas atividades para serem realizadas na praça de esportes.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Comunicar erro
Governo Agro

Comentários

Assembleia Legislativa