Canal 73

Detran alerta população sobre falsa autoescola e site criado para aplicar golpe da CNH

Por PH em 17/03/2023 às 09:05:55

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) alerta para golpe da falsa autoescola e site clonado para emissão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Denúncia encaminhada por meio da ouvidoria indica atuação de estelionatários para tirar dinheiro das pessoas com a promessa de realizar todo processo para emissão da primeira habilitação.

Conforme relato, a pessoa chegou a fazer aulas e prova na autoescola da Capital denominada Ativa. Porém, no momento de retirar a CNH a empresa tinha sumido. O QR Code da guia de "aprovação" anexada a denúncia, direciona para um falso site que possui a mesma interface do Portal de Serviços do Detran-MS, porém, com domínio diferente do site oficial. Diversos pontos levantam suspeitas de quem possui familiaridade, mas passa despercebido por pessoas que buscam os serviços digitais do Detran-MS esporadicamente.

A foto do condutor, um campo afirmando que os dados são os mesmos da base do Detran-MS, chave de registro de consulta, QR Code para gerar e imprimir a CNH, e um aviso em vermelho que pede atenção e diz "você possui 1 pagamento pendente! Regularize seus débitos para emissão do registro," são campos inexistentes no site oficial.

O diretor de Tecnologia da Informação, Robson Alencar orienta que para não cair em golpes é fundamental que a população busque sempre canais oficiais. "Primeiro passo é buscar Centros de Formação de Condutores credenciados. No Detran em números é possível filtrar por município e verificar o índice de aprovação. O segundo passo é sempre olhar o domínio que hospeda o site, para ver se é um domínio oficial. Se é oficial é o Gov.br nenhum site de governo de espécie alguma tem o .com", orienta.

O endereço utilizado no golpe em questão é o https://detranautenticidade.com/detranms/resultado-autenticidade.php. O site oficial do Detran-MS é o www.detran.ms.gov.br . A lista de autoescolas credenciadas, e a situação de cada uma fica disponível no menu "Habilitação" no Portal de Serviços, no campo "CFC - Centro de Formação de Condutores" podendo ser filtrada por município.

Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Foto: Rachid Waqued

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comunicar erro
governo combate

Comentários

Assembleia Legislativa