Canal 73

Em defesa à criança e o adolescente, vereador Clodoilson Pires e comissão fazem visitas aos conselhos tutelares

Por PH em 05/03/2023 às 16:33:47
Divulgação

Divulgação

A Comissão Permanente de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, foi criada no dia 15 de fevereiro, depois de vários casos envolvendo violência.


O vereador Clodoilson Pires assumiu os trabalhos como vice-presidente e outros quatro vereadores participaram dos trabalhos, sendo eles: vereador Coronel Villasanti (Presidente), e os membros Ayrton Araújo, Willian Maksoud e Paulo Lands.


Depois da Audiência Pública que ocorreu em 15 de fevereiro, dez encaminhamentos foram formulados para reestruturação e adequação do atendimento à criança e ao adolescente, entre eles, consta a reestruturação dos Conselhos Tutelares.


Hoje, Campo Grande tem cinco conselhos instalados: um que atende a região central localizado no Bairro Monte Líbano; outro atende parte da região leste até a saída para São Paulo, localizado na região do Jardim São Lourenço; o terceiro Conselho atende a região norte e parte do leste, no Monte Castelo; outro que atende a região do Lagoa, e o mais antigo, localizado no Aero Rancho.


Ressaltando que de acordo com a Resolução N° 170, de 10 de dezembro de 2014, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), afirma que cabe aos municípios criar e manter um Conselho Tutelar para cada 100 mil habitantes, portanto pela população da Capital, a cidade deveria ter 9 Conselhos.


Ainda, é necessário esclarecer que a Secretaria de Assistência Social - SAS, é quem faz a gestão de recursos humanos, parte estrutural e manutenção, sendo que, os 25 conselheiros são eleitos com mandato de 4 anos.


Diante disso, o vereador Clodoilson Pires (Podemos) e demais membros, foram visitar os Conselhos Tutelares e irão encaminhar as diversas demandas que foram encontradas para a prefeitura e a SAS. Além de continuar visitando toda a rede de atendimento.


"Dentre os Conselhos Tutelares, o que encontra-se em melhor situação é o Norte, entretanto, existem deficiências que precisam ser sanadas. Agora, o que encontramos foi uma situação de calamidade estrutural. É impossível dar um atendimento qualificado e humanizado com o que encontramos", declarou o parlamentar Clodoilson Pires.


Na visita a todos os prédios que abrigam os conselhos, foi encontrado: fiação exposta, falta de capacidade da fiação, mesas improvisadas, cadeiras quebradas, aparelhos de ar condicionado sem manutenção, salas de atendimento sem ventilação adequada, salas sem o mínimo de adequação para atendimento, falta de armazenamento adequado dos arquivos, falta de pagamento do aluguel do prédio alugado, entre outros.


Diversos encaminhamentos foram feitos para a prefeitura, sem nenhuma resposta ou mudança.


Em uma das visitas, somente no dia três de março, foram realizadas mais de 200 denúncias, na sua grande maioria, oriundas das escolas.


Não basta apenas a implementação do Centro Integrado de atendimento à Criança e ao adolescente, é necessário, um SISTEMA integrado de atendimento, a rede como um todo, precisa conhecer o histórico de atendimento daquela criança e adolescente, encerra o vereador.


O trabalho apenas começou, a comissão seguirá fazendo as fiscalizações em prol das crianças dos adolescentes da capital.


Gabinete aberto – O gabinete do vereador Clodoilson Pires quer receber

suas solicitac?o?es e esta disponivel pelos meios a seguir:

• WhatsApp: 67 97400-2762;

• E-mail: [email protected];

• Telefones Gabinete: 67 3316-1522 / 67 3316-1523.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comunicar erro
Governo Agro

Comentários

Assembleia Legislativa