Assembleia Legislativa

Chuva inundou 150 km de curso do Rio Taquari que estava seco há 3 anos

Por PH em 13/02/2023 às 09:32:48
Divulgação

Divulgação

Quem estava acostumado a passar pela região que há três anos estava completamente seca, teve que encarar a água. O vídeo de uma caminhonete entrando no alagado viralizou e despertou curiosidade sobre o local. Estamos falando da região do Pantanal, conhecida como Porto Rolon, que já chegou a atravessar mais de 100 mil cabeças de gado por ano, nas décadas de 60 e 70, mas amarga o processo de assoreamento do Rio Taquari.

<iframe width="743" height="446" src="https://www.youtube.com/embed/lOV9HlE-jZ0" title="CHEIA PANTANAL" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" allowfullscreen></iframe>
Foi no curso do rio, em uma área chamada de Caronal, que surgiram as imagens de um alagamento que não se via há pelo menos três anos, conforme explica o O presidente IHP (Instituto Homem Pantaneiro), Ângelo Rabelo.

"O rio Taquari com pouca água, chega na região do Caronal e entra para o campo formando um alagado, que hoje tem cerca de meio milhão de hectares", explica Rabelo. O volume de chuvas foi tão grande que a água voltou a correr em aproximadamente 150 quilômetros de rio que estava seco.

"É a reação da natureza mostrando que gostaria de seguir seu caminho natural e que a história aconteceu fruto de uma ocupação desorientada no planalto, que levou um aporte de segmento significativo, entupindo o rio, fazendo com que ele arrombasse na metade do seu caminho", comenta Rabelo.

Nessa história, conta Rabelo, deve ter 15 anos que a água já não chega no Porto da Manga. A destruição em cerca de 150 quilômetros do rio, impactou a navegação, mudou a vida dos moradores, mexeu com a cultura local. "É algo que deve constranger a todos", lamenta Rabelo.

O alagamento dos últimos dias não impacta de forma significativa a população, porque mora pouquíssima gente na região. A comunidade foi expulsa ou por inundação ou por falta de água ao longo dos últimos anos.

As fotos mostram o local conhecido como arrombado Caronal. "O Rio Taquari começa um pouco acima de Coxim, e vai descendo, quando chega nesse grande arrombado que se chama Caronal. Ali, 70% da água entra para o campo", explica Rabelo.

Fonte: Coxim Agora

Comunicar erro
ms

Comentários

Canal 73