Bioparque

Anvisa cria Comitê Técnico da Emergência para Varíola dos Macacos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu criar um Comitê Técnico da Emergência Monkeypox (varíola dos macacos) para

Por PH em 28/07/2022 às 11:35:55
Foto : Divulgação

Foto : Divulgação

A Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria (Anvisa) decidiu criar um Comit√™ Técnico da Emerg√™ncia Monkeypox (var√≠ola dos macacos) para que as √°reas técnicas de pesquisa cl√≠nica, de registro, de boas pr√°ticas de fabrica√ß√£o, de farmacovigil√Ęncia e de terapias avan√ßadas atuem em processo colaborativo, inclusive com os profissionais de sa√ļde e a comunidade cient√≠fica.

A expectativa é que esse comit√™ re√ļna as melhores experi√™ncias dispon√≠veis nas autoridades reguladoras, permitindo acelerar o desenvolvimento e as a√ß√Ķes que envolvam pesquisas cl√≠nicas e autoriza√ß√£o de medicamentos e vacinas.

"A equipe técnica atuar√° com orienta√ß√Ķes sobre protocolos de ensaios cl√≠nicos e discutindo com os desenvolvedores orienta√ß√Ķes sobre ensaios cl√≠nicos de medicamentos destinados a tratar, prevenir ou diagnosticar a doen√ßa causadora da emerg√™ncia de sa√ļde p√ļblica. O objetivo dessas orienta√ß√Ķes para desenvolvedores, incluindo acad√™micos, é permitir a r√°pida aprova√ß√£o e condu√ß√£o de testes bem projetados, para que possam fornecer dados robustos necess√°rios para a tomada de decis√Ķes e evitar a duplica√ß√£o de investiga√ß√Ķes", informou a Anvisa.

Sintomas

A var√≠ola dos macacos é uma doen√ßa causada pela infec√ß√£o com o v√≠rus Monkeypox, que causa sintomas semelhantes aos da var√≠ola. Essa doen√ßa come√ßa com febre, dor de cabe√ßa, dores musculares, exaust√£o e incha√ßo dos linfonodos. Uma erup√ß√£o geralmente se desenvolve de um a tr√™s dias após o in√≠cio da febre, aparecendo pela primeira vez no rosto e se espalhando para outras partes do corpo, incluindo m√£os e pés. Em alguns casos pode ser fatal, embora seja tipicamente mais suave do que a var√≠ola.

A doen√ßa é transmitida para pessoas por v√°rios animais selvagens, como roedores e primatas, mas também pode ser transmitida entre pessoas após contato direto ou indireto.

Histórico

Em 23 de julho de 2022, a var√≠ola dos macacos foi classificada pela Organiza√ß√£o Mundial da Sa√ļde (OMS) como uma Emerg√™ncia de Sa√ļde P√ļblica de Import√Ęncia Internacional (ESPII).

Desde o in√≠cio do recente surto da var√≠ola, a Anvisa tem acompanhado a situa√ß√£o, inclusive com orienta√ß√£o de a√ß√Ķes na √°rea de portos, aeroportos e fronteira, emiss√£o de notas técnicas para orientar os servi√ßos de sa√ļde e doa√ß√£o de sangue.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro

Coment√°rios

vacin