Canal 73

Integrantes de facção são presos por esconder drogas em jatos de luxo

Por PH em 20/05/2022 às 13:41:52
Foto : Divulgação

Foto : Divulgação

A organização criminosa foi desarticulada.

Dois integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), foram identificados pela Polícia Federal, acusados de tráfico internacional. Marcelo Mendonça de Lemos e Marcos Paulo Barbosa Lopes, eram responsáveis por esconder cocaína nos jatos de luxo que eram enviados para a Europa. Eles ainda faziam parte do "primeiro escalão" da organização criminosa.

Na operação, Marcos Paulo, o ex-secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Nilton Borgato, o lobista Rowles Magalhães, a doleira e ex-Lava Jato Nelma Kodama, e mais 12 tiveram os mandados de prisão cumpridos. As medidas judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Federal de Salvador. Já Marcelo Mendonça segue foragido da Justiça.

De acordo com o documento assinado pelos procuradores da República Auristela Oliveira Reis, Roberto D"Oliveira Vieira, Robert Rigobert Lucht e Carlos Vítor de Oliveira Pires, Marcelo Mendonça e Marcos Paulo tinham a função de fornecer a cocaína e ainda auxiliar no armazenamento dela dentro da fuselagem das aeronaves.

Ao lado dos dois faccionados, o lobista Rowles, a doleira da Lava Jato Nelma Kodama, o ex-secretário de Estado Nilton Borgato, Ricardo Agostinho, Marcelo Lucena da Silva e Fernando de Souza Honorato, segundo o MPF, integram o primeiro escalão da organização.

As investigações apontaram que ao menos cinco remessas da droga foram encaminhadas para Portugal. O caso passou a ser investigado a partir da apreensão de 578,44 kg de massa líquida de cocaína, no interior da aeronave de prefixo CS-DTP, marca Falcon, modelo 900B (Dassault Falcon 900B), no Aeroporto de Salvador, em 9 de fevereiro de 2021.

Todos os bens foram confiscados e o valor de R$139 milhões será entregue à União.

Fonte: Terra MT Digital

Comunicar erro
Governo Agro

Comentários

Assembleia Legislativa