G1
VĂdeo difundido pelo WhatsApp mostra senhora tendo todos seus dados bancĂĄrios registrados ao fazer pagamento de comida; Procon-SP diz que golpes durante entregas tĂȘm crescido muito. Entregador iluminou a maquininha enquanto a cliente digitava a senha; com isso, conseguiu ver os dĂgitos marcadosReprodução/WhatsAppUm vĂdeo que mostra um novo tipo de golpe para clonagem de cartões durante entregas viralizou nos Ășltimos dias em redes sociais e em grupos no WhatsApp em todo o Brasil.O caso não é isolado: segundo o Procon de São Paulo, o nĂșmero de registros de golpes do tipo durante entregas por aplicativos de comidas saltou 186% na comparação do acumulado entre janeiro e maio de 2021 e o mesmo perĂodo de 2020.O vĂdeo, aparentemente gravado pelo celular do próprio entregador, registra o momento em que uma senhora recebe uma entrega de comida na porta de sua casa, em São Paulo.Com a câmera ligada sem que ela perceba, o homem filma os nĂșmeros da frente e do verso do cartão de débito, enquanto distrai a cliente dizendo que aguarda sinal de satélite para conseguir fazer a cobrança. "Vou pegar o sinalzinho da mĂĄquina, tĂĄ? Quando tem muito pedido na rua, elas (mĂĄquinas) ficam doidinhas", diz ele, ao filmar frente e verso do cartão da senhora.O rosto do entregador aparece com clareza, embora o da cliente não seja visĂvel.Após filmar os dados pessoais do cartão, o entregador se oferece para iluminar a maquininha enquanto a senhora digita a senha - quando ela aceita, o entregador acaba registrando também parte do código pessoal.SAIBA MAIS: Yasmin Brunet afirma que perdeu R$ 7.900 em 'golpe do delivery'; saiba como se protegerA BBC News Brasil tentou contato com a vĂtima do golpe, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.Procurada pela BBC News Brasil, a Secretaria de Segurança PĂșblica de São Paulo afirmou que só a partir da denĂșncia da vĂtima (e por consequĂȘncia de um Boletim de OcorrĂȘncia) poderia se manifestar especificamente sobre o caso.Em nota, a secretaria afirmou que "é essencial o registro de ocorrĂȘncias criminais, seja em delegacia fĂsica ou por meio da Delegacia Eletrônica, para que os crimes sejam devidamente investigados e os autores, presos. No caso de estelionato, a representação criminal por parte da vĂtima é necessĂĄria, conforme determina a lei".Dicas de prevenção do Procon-SPCâmera registra dados do cartão da cliente (acima, borrados) no momento da entrega do deliveryReproduçao/WhatsAppAs recomendações do Procon-SP para se proteger de golpes durante o delivery de comidas são:Recusar mĂĄquinas com o visor quebrado ou que não permitam a leitura dos dados;Conferir o valor da compra e, de preferĂȘncia, pagar somente no aplicativo;Não passar os seus dados por telefone;Desconfiar caso o entregador informe que é necessĂĄrio pagar algum valor extra."O consumidor deve procurar fazer o pagamento no momento do pedido, de forma online, evitando pagar na hora da entrega, que é o momento em que o golpe é aplicado. E lembrar que não existe taxa de entrega ou outra taxa extra. Qualquer ocorrĂȘncia diferente deve ser comunicada à empresa", diz em nota Fernando Capez, diretor do Procon-SP.No caso especĂfico do golpe citado no inĂcio desta reportagem, vale tomar cuidados extras, como manter o próprio cartão em mãos e prestar atenção redobrada ao apertar os nĂșmeros da senha.Golpes mais comunsBasta ter acesso a informações simples como data de validade, código de segurança, nome e nĂșmero do cartão para se fazer determinadas compras online com o cartão alheio.É por isso que, muitas vezes, falsĂĄrios tentam simplesmente registrar imagens do cartão de suas vĂtimas.Estas, sua vez, acabam tendo uma falsa sensação de segurança pelo fato de continuarem com o cartão em sua posse.A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) detalhou como funcionam os principais golpes ligados a cartões registrados nos Ășltimos meses no Brasil. Confira a seguir:FuncionĂĄrios falsos de bancoUsando gravações que imitam mĂșsica e menus de centrais de bancos, falsĂĄrios se apresentam como membros de centrais antifraude e pedem dados confidenciais de clientes.WhatsAppSe passando por funcionĂĄrios de sites de compras, falsĂĄrios clonam a conta de WhatsApp e a partir daĂ se passam pela vĂtima, enviando mensagens pedindo dinheiro para todos os seus contatos.Troca de CartõesNa hora do pagamento, atendentes mal-intencionados prestam atenção na senha usada pelo cliente ou pedem para que o código seja digitado no lugar do valor da compra. Ao registrarem a senha, eles entregam de volta outro cartão.Falso MotoboyFalsos funcionĂĄrios de bancos telefonam para a vĂtima informando que seu cartão foi clonado e que um profissional buscarĂĄ o cartão na casa do cliente. Muitas vezes, o falso funcionĂĄrio quebra o cartão na frente da vĂtima, para que ela se senta mais segura. Mesmo quebrado, no entanto, o cartão continua podendo ser usado para compras online.Lojas falsasNormalmente perto de datas comerciais como Natal e Black Friday, vĂtimas recebem e-mails e mensagens de texto com supostos links promocionais para sites falsos que simulam grandes portais. Os dados são recolhidos e os produtos nunca são entregues. Por isso, a Secretaria de Segurança PĂșblica de São Paulo recomenda que nunca se clique em links do tipo - é melhor digitar diretamente no seu navegador o site da loja desejada e fazer compras direto por esse caminho. VideochamadaPessoas se passando por funcionĂĄrios convencem clientes de bancos a fazerem chamadas por vĂdeo quando usarem o caixa eletrônico. Assim, copiam todos os dados da vĂtima.Cartão extraviadoLadrões roubam cartas fĂsicas de bancos com novos cartões e telefonam aos donos fingindo serem funcionĂĄrios do banco. Após o cliente confirmar seus dados, eles conseguem desbloquear o cartão.Saiba como se proteger de golpes no WhatsAppGolpes no Whatsapp: saiba como se protegerCelular é a nova carteira; cuide de seus dadosCelular é a nova carteira: saiba manter seu aparelho seguro e o que fazer em caso de roubo