Assembleia Legislativa

Sefaz e Detran alertam contribuintes sobre golpes com

Por PH em 22/05/2024 às 17:33:01

Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) e Detran (Departamento Estadual de Trânsito) alertam a população sul-mato-grossense para a exist√™ncia dos chamados 'sites dubl√™s', usados para aplicar golpes financeiros nos contribuintes que buscam pagar o IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Ve√≠culos Automotores), que vence no próximo dia 31.

Utilizando o mesmo layout - que é o visual do site - e endereço parecido com o dos sites oficiais, os golpistas usam os 'dubl√™s' para enganar quem procura pelo portal de pagamento do IPVA através de buscadores, como o Google ou o Bing, ao invés de realizar o acesso direto.

O site 'sefazms-gov.com' é um dos que foi descoberto recentemente, usando layout bem parecido com o portal oficial. Ali, é solicitado a placa e o Renavam do ve√≠culo para consulta e, em seguida, com a ideia de dar 5% de desconto em pagamento no PIX (e possui apenas essa opção de pagamento), o cidadão é direcionado ao pagamento.

É nesse momento que o golpe é aplicado, j√° que o pagamento é feito para a conta do golpista, ao invés de ser após realizado o pagamento para a Sefaz-MS. Efetivado o pagamento, não h√° mais como reaver o dinheiro e o IPVA segue em débito com a Fazenda estadual.

Como evitar cair em golpes

O diretor de Tecnologia da Informação do Detran, Robson Alencar, orienta a população de como não cair nesses golpes. "A principal dica é sempre olhar o dom√≠nio que hospeda o site para ver se é oficial. Se é oficial é GOV.BR e se é do Governo de Mato Grosso do Sul é MS.GOV.BR. Nenhum site do Governo tem final gov.com", explica Alencar.

O Governo de Mato Grosso do Sul reforça que o IPVA pode ser consultado e realizado o pagamento pelo endereço www.sefaz.ms.gov.br/ipva. J√° o licenciamento pode ser conferido e pago pelo portal Meu Detran, acess√≠vel pelo endereço www.meudetran.ms.gov.br.

Em caso de d√ļvidas, o cidadão pode buscar atendimento em uma das ag√™ncias do Detran e verificar a autenticidade dos débitos. Além disso, os débitos podem ser pagos de v√°rias formas e não apenas por PIX.

Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comunicar erro
Governo Agro

Coment√°rios

Canal 73