Canal 73

Chefe de fam√≠lia 'agro' que fez fortuna com plantação de maconha na Bahia √© alvo da PF e morre em confronto

Por PH em 22/02/2024 às 11:35:49
Reprodução

Reprodução

Filha de Rener Umbuzeiro é médica e foi presa em São Paulo; valores de bens bloqueados chega a R$ 50 milhões.

Uma família de Pernambuco que se mudou para Feira de Santana (BA) e iniciou um esquema de cultivo ilegal de maconha fez fortuna com o tr√°fico da droga, segundo revelou uma investigação da Polícia Federal. Nesta quarta-feira, uma operação contra o grupo foi deflagrada, e o líder da organização, identificado como Rener Umbuzeiro, morreu em confronto com as autoridades, durante o cumprimento de um mandado de prisão em seu nome.

A Justiça também determinou o bloqueio de contas banc√°rias e de imóveis dos envolvidos. Entre os bens, estão cinco fazendas, localizadas em Pernambuco e na Bahia, além de outros imóveis de alto padrão. O valor total dos bens bloqueados é de R$ 50 milhões, segundo o Ministério Público da Bahia.

Larissa Lima foi presa em operação da PF contra tr√°fico de maconha — Foto: Reprodução
Larissa Lima foi presa em operação da PF contra tr√°fico de maconha — Foto: Reprodução

As investigações tiveram início em 2019. Desde então, mais de uma tonelada de maconha j√° foi apreendida pelas autoridades em tr√™s flagrantes relacionados ao caso. As cinco fazendas usadas no cultivo da droga estavam em nomes de terceiros, de acordo com a PF.

A organização criminosa atuava como fornecedora de maconha para a região Nordeste. Segundo o delegado Diego Gordilho, ainda não se sabe o que motivou a mudança de estado da família:

— Não temos condições de afirmar que tem relação com o tr√°fico. A tend√™ncia, no entanto, é que eles tenham ido para a Bahia para sair do radar do pessoal de Pernambuco — diz.

De acordo com dados da Receita Federal, Rener Umbuzeiro é dono da empresa Umbuzeiro Agropecu√°ria, com sede no município de América Dourada, um dos locais onde a operação da PF desta quarta-feira aconteceu. Segundo o cadastro da empresa, ela dedica-se ao plantio de milho, algodão, abacaxi, alho, batata-inglesa, cebola, feijão, além da criação de bovinos para corte e produção de leite.

A operação desta quarta-feira mobilizou cerca de 100 policiais. Foram cumpridos mandados em Salvador (BA), Feira de Santana (BA), América Dourada (BA), Morpar√° (BA), Ibitit√° (BA), Muquém do São Francisco (BA), Brasília (DF), Ibimirim (PE) e São Paulo (SP). Além da PF, participaram o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Bahia, a Companhia Independente de Ações no Cerrado (CIPE Cerrado) e a 28¬™ Companhia Independente da Polícia Militar (28¬™ CIPM).

Fonte: G1

Comunicar erro
governo combate

Coment√°rios

Assembleia Legislativa