Canal 73

Chefe de família 'agro' que fez fortuna com plantação de maconha na Bahia é alvo da PF e morre em confronto

Por PH em 22/02/2024 às 11:35:49
Reprodução

Reprodução

Filha de Rener Umbuzeiro é médica e foi presa em São Paulo; valores de bens bloqueados chega a R$ 50 milhões.

Uma família de Pernambuco que se mudou para Feira de Santana (BA) e iniciou um esquema de cultivo ilegal de maconha fez fortuna com o tráfico da droga, segundo revelou uma investigação da Polícia Federal. Nesta quarta-feira, uma operação contra o grupo foi deflagrada, e o líder da organização, identificado como Rener Umbuzeiro, morreu em confronto com as autoridades, durante o cumprimento de um mandado de prisão em seu nome.

A Justiça também determinou o bloqueio de contas bancárias e de imóveis dos envolvidos. Entre os bens, estão cinco fazendas, localizadas em Pernambuco e na Bahia, além de outros imóveis de alto padrão. O valor total dos bens bloqueados é de R$ 50 milhões, segundo o Ministério Público da Bahia.

Larissa Lima foi presa em operação da PF contra tráfico de maconha — Foto: Reprodução
Larissa Lima foi presa em operação da PF contra tráfico de maconha — Foto: Reprodução

As investigações tiveram início em 2019. Desde então, mais de uma tonelada de maconha já foi apreendida pelas autoridades em três flagrantes relacionados ao caso. As cinco fazendas usadas no cultivo da droga estavam em nomes de terceiros, de acordo com a PF.

A organização criminosa atuava como fornecedora de maconha para a região Nordeste. Segundo o delegado Diego Gordilho, ainda não se sabe o que motivou a mudança de estado da família:

— Não temos condições de afirmar que tem relação com o tráfico. A tendência, no entanto, é que eles tenham ido para a Bahia para sair do radar do pessoal de Pernambuco — diz.

De acordo com dados da Receita Federal, Rener Umbuzeiro é dono da empresa Umbuzeiro Agropecuária, com sede no município de América Dourada, um dos locais onde a operação da PF desta quarta-feira aconteceu. Segundo o cadastro da empresa, ela dedica-se ao plantio de milho, algodão, abacaxi, alho, batata-inglesa, cebola, feijão, além da criação de bovinos para corte e produção de leite.

A operação desta quarta-feira mobilizou cerca de 100 policiais. Foram cumpridos mandados em Salvador (BA), Feira de Santana (BA), América Dourada (BA), Morpará (BA), Ibititá (BA), Muquém do São Francisco (BA), Brasília (DF), Ibimirim (PE) e São Paulo (SP). Além da PF, participaram o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Bahia, a Companhia Independente de Ações no Cerrado (CIPE Cerrado) e a 28ª Companhia Independente da Polícia Militar (28ª CIPM).

Fonte: G1

Comunicar erro
Governo Agro

Comentários

Assembleia Legislativa