Camara municipal

Sa├║de lança assistente virtual com informações sobre vacinas

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (4) a operação do assistente virtual que ajudará, por meio do Whatsapp, na divulgação de informações oficiais sobre vacinação.

Por PH em 04/12/2023 às 13:41:27
Divulgação

Divulgação

O Ministério da Sa├║de anunciou nesta segunda-feira (4) a operação do assistente virtual que ajudar├í, por meio do Whatsapp, na divulgação de informações oficiais sobre vacinação. Por meio dessa ferramenta, a pasta pretende, também, fazer alertas sobre not├şcias falsas (fake news).

"O chatbot vai disponibilizar conte├║dos diversos sobre imunização, alertas das fake news mais frequentes e informações complementares na ├írea da sa├║de", informou, em nota, o ministério, ao explicar que a ferramenta faz parte do programa Sa├║de com Ci├¬ncia, que tem foco na valorização da ci├¬ncia e na disseminação de informações confi├íveis, além de ações educativas e voltadas a responsabilização.

Por meio da plataforma ser├í poss├şvel acessar diversos tipos de conte├║do, como hor├írio de funcionamento de Unidade B├ísica de Sa├║de (UBS), bem como marcar consultas por meio do aplicativo ConecteSUS.

Como acessar

"As interações com o chatbot são gratuitas e estão dispon├şveis a qualquer hora. Para acessar o novo canal, basta adicionar o n├║mero 61 99381-8399 à lista de contatos do telefone. Após adicionar o contato na agenda, ser├í poss├şvel interagir pelo WhatsApp", informa a nota.

Ao enviar a primeira mensagem, o usu├írio ter├í acesso a algumas opções para escolha. Entre elas, uma relativa à vacinação, com informações sobre campanhas, p├║blicos-alvo e calend├írio das doses. A opção "Informações sobre as vacinas" detalha caracter├şsticas, benef├şcios e import├óncia dos imunizantes.

A opção voltada ao combate à desinformação foi criada com o objetivo de desmentir fake news sobre vacinas. H├í também uma seção com perguntas e respostas. "O chatbot também disponibiliza um quiz para quem quiser testar os conhecimentos", acrescentou o ministério.

Saúde com Ciência

O programa Sa├║de com Ci├¬ncia faz parte da estratégia adotada pelo governo federal para, após um per├şodo de retrocesso, recuperar as altas coberturas vacinais do Brasil, fortalecendo as pol├şticas de sa├║de e a valorização do conhecimento cient├şfico.

O Sa├║de com Ci├¬ncia tem cinco pilares, que abrangem cooperação, comunicação estratégica, capacitação, an├ílises e responsabilização. Segundo o ministério, o programa prev├¬, ainda, "ações para identificar e compreender o fenômeno da desinformação, promover informações ├şntegras e responder aos efeitos negativos das redes de desinformação em sa├║de de maneira preventiva".

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
governo combate

Comentários

Assembleia Legislativa