Canal 73

Prefeitura de Campo Grande realiza feira de adoção de pets neste domingo (10)

Por PH em 10/09/2023 às 09:42:26
Divulgação

Divulgação

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subsecretaria de Bem-Estar Animal (Subea), realiza neste domingo (10), mais uma campanha de adoção de cães e gatos da Subea , com o apoio de protetores independentes, que acontece a partir das 09h na Praça da Bolívia.

Serão disponibilizados 60 filhotes de até 5 meses todos já avaliados, vermifugados e vacinados com a primeira dose da vacina viral.

A Subea ressalta que os animais adotados nas ações realizadas pela secretaria têm direito a castração, sem custo, em uma das clínicas conveniadas.

Os interessados devem apresentar documento com foto e comprovante de residência.

Serviço

Local: Praça da Bolívia
Rua Aníbal de Mendonça – Santa Fé
Data: 10/09/2023
Horário: 9h às 13h
Realização: ACFPB – Associação Cultural dos Feirantes da Praça Bolívia

Subea orienta sobre cuidados no pós-operatório da castração de pets

A castração em caninos e felinos é um procedimento cirúrgico considerado de baixa complexidade, mas que exige cuidados fundamentais para a rápida recuperação dos animais e o sucesso da cirurgia. O procedimento é importante para evitar ninhada indesejada, doenças e alguns desdobramentos, como o abandono e os maus-tratos.

Nos animais machos, o procedimento retira os testículos. Já nas fêmeas, a cirurgia consiste na retirada dos ovários e útero por meio de uma incisão normalmente próxima ao umbigo.

Segundo a veterinária da Subea, Giselle Tavares, para que a recuperação seja adequada, deve ser seguida rigorosamente a prescrição do médico veterinário. "É preciso seguir as orientações à risca. Depois da cirurgia, o veterinário receitará antibióticos, analgésicos ou mais medicamentos para a recuperação do animal. É muito importante seguir a receita. Caso haja qualquer eventualidade, o tutor deve entrar em contato com o veterinário, que está ciente de qualquer dificuldade e indicará o melhor caminho", ressaltou.

O repouso é outro ponto importante. Durante o período de recuperação, que leva entre 7 a 10 dias, a orientação é que ele evite correr, pular, brincar, passear e, se possível, interagir com outros animais para que não force os pontos. "Às vezes uma simples subida no sofá, faz com que os pontos estourem e a incisão abra", frisa Giselle.

A atenção também deve ser redobrada com os curativos, principalmente os das fêmeas. "Existem roupas cirúrgicas que podem ser usados para proteger a região do abdômen e colares (do tipo elizabetano) que podem evitar que elas cocem e contaminem o local", destaca.

Em casos que o tutor não segue as orientações corretamente, o animal precisa passar por nova cirurgia. "Ele será anestesiado novamente, e a recuperação será ainda mais delicada, mais longa. Por isso a importância dos cuidados desde o primeiro momento que ele chega em casa", pontua.

Programa de castração

A prefeitura de Campo Grande, através da Subea, possui um programa de castração gratuito para cães e gatos, machos e fêmeas. Para participar do programa, o tutor interessado deve apresentar o número do NIS, documento com foto e comprovante de residência.

Os atendimentos ocorrem às segundas, terças, quintas e sextas-feiras. São disponibilizados 15 senhas pela manhã, a partir das 7h30 e, 15 senhas à tarde, a partir das 13h.

No dia em que o tutor for até a Subea, já deve levar seu pet para ser avaliado e microchipado pela equipe veterinária. Estando apto para a castração, o pet já sairá encaminhado com o local, data e hora do procedimento agendado. Às quartas, a equipe irá realizar as visitas in loco de ONGs e protetores independentes. Para mais informações o tutor interessado pode ligar no 2020-1397.

Prefeitura destaca sobre a importância da castração de animais para controle populacional

Karine Matos

Filhotes são sempre fofinhos, mas nem todos os tutores desejam que seus animais se reproduzam. A castração para esses casos é o mais indicado e por isso, a Prefeitura de Campo Grande, através da Subsecretaria de Bem-Estar Animal (Subea), tem realizado ações de educação e castração para controle populacional dos animais.

Segundo a subsecretária da Subea, Ana Luiza Lourenço, estima-se que atualmente em Campo Grande, exista aproximadamente mais de 300 mil animais domiciliados, mas uma porcentagem baixa desses animais é castrada.

A conscientização da população sobre a importância da castração, além de evitar ninhada indesejada, evita algumas complicações que acometem os animais, independente do gênero.

A gata Eva, chegou até a Subea, após a tutora perceber que o tempo de gestação dela estava longo demais. Segundo Stéfanie Centurion, veterinária da Subea, a gatinha já chegou com os filhotes mortos dentro da barriga. "A morte fetal, é uma condição comum de acontecer. Não tem um motivo especifico, e pode acometer tanto felinos quanto caninos".

Em casos como esse, o animal precisa passar por uma cesariana de urgência para retiradas dos bebes. "Caso o animal não entre em trabalho de parto, é necessário realizar a retirada de urgência, porque eles podem acabar causando uma infecção generalizada na mãe e levá-la a morte", destaca a veterinária.

Outro caso muito comum no dia a dia da Subsecretaria é de animais com piometra, que é infecção no útero. A doença acomete durante o período de cio da cadela, seu útero fica mais exposto e suscetível à contaminação por bactérias, desencadeando o processo de infecção.

Foi o que aconteceu com a cadela Sofia. Seu tutor a levou até a Subsecretaria após a cachorrinha apresentar aumento de volume abdominal, dor e secreção vaginal. "Ela foi diagnosticada e encaminhada para cirurgia bem rápida. Hoje, ela está ótima", relatou.

Há cinco meses, o cachorro Bethoven apresentou um nódulo testicular e sua tutora, Jessica Soares, procurou a Subea para saber se ele podia passar por procedimento de retirada, já que ele é positivo para leishmaniose. "Ele já fazia acompanhamento para controle da doença, mas o nódulo cresceu muito rápido e fiquei assustada", relatou a tutora.

Na subsecretaria Jessica conta que foi muito bem instruída sobre o procedimento e a importância de castrar animais positivos para a leishmaniose. "Desde o atendimento na Subea até o encaminhamento para UFMS, onde foi realizado o procedimento, foi muito rápido. Não sabia que tinha esse convênio, achei que tinha que pagar", destacou.

Programa de castração

A Subea possui programa de castração gratuita para cães e gatos, machos e fêmeas, de Campo Grande. Para participar do programa de castração da Subsecretaria, o tutor interessado deve apresentar o número do NIS, documento de identidade oficial com foto e comprovante de residência.

São disponibilizados 15 senhas pela manhã, a partir das 7h30 e, 15 senhas à tarde, a partir das 13 horas.

Ao comparecer na sede da Subea, o tutor já deve levar o pet. O animal será avaliado e microchipado pela equipe veterinária e, estando apto para a castração, já sairá com o encaminhamento com o local, data e hora do procedimento agendado.

A Prefeitura de Campo Grande, através da Subsecretaria de Bem-Estar Animal (Subea), lança nesta segunda-feira (21), a Cartibea, primeira cartilha de bem-estar animal da Capital. A cartilha será usada nas ações educativas realizadas pela Pasta e também será disponibilizada em toda a Rede Municipal de Ensino.

"A subsecretaria vem consolidando sua atuação, tendo como objetivo realizar políticas públicas de bem-estar animal, proporcionando qualidade de vida, saúde e bem-estar, especificamente para cães e gatos de Campo Grande", pontua a subsecretária Ana Luiza Lourenço.

Atualmente a Subea realiza atendimentos médicos veterinários, incluindo microchipagem, vacinação, vermifugação e encaminhamentos para castração. Realização de exames laboratoriais e de imagem e cirurgias de alta complexidade.

Além disso, a Subsecretaria também possui equipe de monitoramento em bem-estar animal que atua para minimizar os índices de maus-tratos, promovendo a conscientização em defesa dos animais.

A cartilha vem ao encontro das ações já realizadas pela Subsecretaria que tem como uma das principais estratégias, a educação para garantir os direitos dos animais e coibir a prática de maus-tratos, realizando ações de orientação e educativas sobre aspectos da tutoria responsável e da saúde única, ou seja, a atenção e atendimento da saúde dos animais, humana e dos cuidados com o meio ambiente.

"Além do nosso público adulto, queremos também alcançar as crianças para que elas cresçam cada vez mais engajadas no assunto e conscientes sobre a importância do tema", conclui Ana.

Serviço:

Lançamento da primeira Cartibea (cartilha de bem-estar animal) da Capital

Local: Auditório da Assomasul – Av. Eduardo Elias Zahran, nº 3179 – Bairro Antônio Vendas
Data: Segunda-feira (21)
Horário: 14H

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comunicar erro
Governo Agro

Comentários

Assembleia Legislativa