Canal 73

Senai de Três Lagoas vence primeira edição da Fórmula S com buggys elétricos fabricados por alunos

Por PH em 29/05/2023 às 13:13:41
Divulgação

Divulgação

Velocidade, momentos de tensão e muita poeira marcaram a primeira edição da Fórmula S, realizada no sábado (27/06) no Centro de Convenções Albano Franco, em Campo Grande. O evento alia teoria, prática e sustentabilidade ao colocar na pista buggys elétricos fabricados pelos alunos dos cursos de técnico em mecânica automotiva do Senai Mato Grosso do Sul. Desta vez, o primeiro lugar ficou para equipe de Três Lagoas.

Para o diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, além de um estímulo para os alunos, o evento é uma oportunidade de debater descarbonização e mobilidade urbana, temas em sintonia com debates mundiais.

"Estão todos usando cada vez menos combustíveis fósseis e utilizando a energia elétrica para a mobilidade. E o Senai está sempre na vanguarda para levar tecnologia e inovação. Nada melhor do que mostrar aquilo que os alunos, aquilo que os professores podem fazer para sociedade", destacou.

Piloto responsável por conduzir a equipe do Senai de Três Lagoas para o local mais alto do pódio, Leonardo Monteiro dos Santos, aluno do curso técnico em mecânica, destacou a importância do trabalho em equipe para o resultado.

"Foi sensacional. Os professores sempre dando apoio para gente. A nossa equipe foi bem montada. Trabalhamos bem em termos de planejamento, um dos conteúdos que aprendemos no curso. É muito bom para nossa carreira, porque nós aprendemos muito a lidar com a dificuldade, com os erros e acertos", explicou.

O instrutor de Mecânica do Senai Campo Grande, Maicon Petralha, destacou a importância do processo de elaboração do projeto e da fabricação do veículos para o aprendizado dos alunos.

"O ponto mais importante é que eles pesquisam. No intuito de desenvolver o carrinho, conseguimos pregar a pesquisa neles. Então, eles estudam e executam na prática. A competição mostra o que eles têm que aprimorar. Então, isso leva eles a estudarem ainda mais. É um estímulo. Competindo um com outro, eles estudam ainda mais para desenvolver o seu próprio carro", acredita.

A competição contou com duas etapas: prova de obstáculos e a corrida dos carros elétricos. Na fase final, foi avaliada a capacidade de autonomia dos buggys para percorrer uma hora de corrida. Cinco carros participaram da disputa: das unidades de Campo Grande, Três Lagoas, Corumbá, Dourados e Aparecida do Taboado.

Trabalho de mais de um ano

A Fórmula S desafiou os alunos a desenvolver um buggy funcional, com foco na autonomia e utilizando tecnologias não poluentes. Eles iniciaram os projetos em 7 de fevereiro do ano passado.

O desenvolvimento do projeto foi realizado somente pelos estudantes e com o apoio dos docentes do Senai, sendo vedada a participação de pessoas externas aos cursos relacionados.

A coordenação geral do projeto enviou para as equipes inscritas o Kit Propulsor, composto por: motor elétrico, baterias, carregadores de baterias, diferencial e a placa controladora. Os alunos executaram as seguintes atividades: desenvolvimento do chassi, sistemas de tração, de direção e de freio, pintura, montagem e instrumentação.

Confira o pódio da Fórmula S:

1º - Três Lagoas - 225 pontos

2° - Dourados - 224,53 pontos

3º - Corumbá - 185,50 pontos

4º - Campo Grande - 170,30 pontos

5º - Aparecida do Taboado - 142,61 pontos

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comunicar erro
Governo Agro

Comentários

Assembleia Legislativa