Canal 73

Senai Empresa recebe comitiva da ABDI para acompanhar projeto de transformação digital

Por PH em 14/04/2023 às 08:38:36
Divulgação

Divulgação

O diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, recebeu, nesta quarta-feira (12/04), representantes da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), para acompanhar o andamento do projeto de transformação digital desenvolvido pelo IST (Instituto Senai de Tecnologia) em Eficiência Operacional - Senai Empresas.

Atendendo mais 60 empresas em 16 cidades de Mato Grosso do Sul, o software PCM Digital, , software de gestão e manutenção desenvolvido pelo Senai, conta com financiamento da agência. O principal objetivo da implantação da tecnologia é o controle preventivo das ações de manutenção, porém, o programa pode ser adaptado às várias necessidades dos estabelecimentos atendidos.

Mangialardo destacou o potencial do projeto inclusive para atender empresas em todo Brasil e, até mesmo, fora do país futuramente. "Temos grandes clientes que podem ajudar de forma exponencial na divulgação da tecnologia", explicou.

O PCM Digital foi um dos vencedores do edital Digital.Br, lançado no ano passado pela ABDI, e recebeu R$ 550 mil em recursos para implantação da versão piloto do programa nos estabelecimentos do Estado. O projeto foi desenvolvido com apoio da então Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e o Sebrae.

A comitiva da ABDI já passou por estados como Rio Grande do Norte e Goiás para avaliar os projetos financiados e verificar quais terão condições de passar para segunda fase do edital, em que novos recursos serão disponibilizados para ampliação da tecnologia para 120 empresas.

A gerente da unidade de Transformação Digital da agência, Adryelle Pedrosa, elogiou o PCM Digital e afirmou que as expectativas são grandes para que se alcance a próxima fase. "Estamos num esforço de sair do eixo Sul e Sudeste e fazer o recurso alcançar outras regiões", explicou.

Também participaram da visita o especialista em projetos da ABDI, Carlos Flores de Araújo, e o diretor de desenvolvimento produtivo e tecnológico, Carlos Geraldo de Oliveira. Fez parte da programação ainda conhecer as empresas onde a tecnologia já está funcionando.

Para o gerente do Senai Empresa, Thales Saad, com a ampliação do projeto, há possibilidade de aperfeiçoar os recursos disponibilizados pela tecnologia. "Queremos que nosso sistema faça mais do fiscalizar máquinas, mas faça isso inclusive de maneira sensorial", planeja.

Atualmente, o programa atende micro, pequenos e médios empresários de diversos setores. Dos 62 estabelecimentos atendidos, 27 são indústrias, 26 pertencem ao comércio, cinco são do agronegócio e 4 do setor de serviços.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comunicar erro
Governo Agro

Comentários

Assembleia Legislativa