Inscrições para o Sisu do primeiro semestre terminam na sexta-feira

As inscrições para o primeiro processo seletivo de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terminam na próxima...

Por PH em 22/02/2023 às 12:22:03

As inscrições para o primeiro processo seletivo de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terminam na próxima sexta-feira (24). Os interessados devem se inscrever pelo site oficial do Sisu até as 23h59, hor√°rio oficial de Bras√≠lia, por meio do login da conta gov.br, o sistema de serviços digitais do governo federal.

Nesta edição do programa são ofertadas 226.399 vagas em 128 instituições p√ļblicas, sendo 63 universidades federais. Para participar, o candidato deve ter feito a edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter obtido nota acima de zero na prova de redação.

Notícias relacionadas:

O estudante poder√° se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga com a possibilidade de alterar as opções durante todo o per√≠odo de inscrições, sendo validado o √ļltimo registro no sistema. Não é permitida a inscrição em mais de uma modalidade de concorr√™ncia para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta.

O resultado da seleção, com a divulgação das notas de corte, ser√° no dia 28 de fevereiro. O candidato dever√° realizar a matr√≠cula ou o registro acad√™mico na instituição para a qual foi selecionado no per√≠odo de 2 a 8 de março. Os dias, os hor√°rios e os locais de atendimento serão definidos por cada instituição de ensino em seu edital próprio.

Lista de espera

O processo seletivo do Sisu é feito por uma √ļnica chamada, mas é poss√≠vel disputar uma vaga por meio da lista de espera. O prazo para manifestar interesse na lista de espera vai de 28 de fevereiro a 8 de março.

Nessa fase, o candidato dever√° indicar apenas um dos dois cursos escolhidos anteriormente. A manifestação de interesse na lista de espera assegura ao estudante apenas a expectativa de direito à vaga ofertada no √Ęmbito do Sisu, sendo que a matr√≠cula ou o registro acad√™mico estão condicionados à exist√™ncia de vaga e ao atendimento de todos os requisitos legais e regulamentares.

Além disso, o estudante selecionado em uma de suas opções de vaga não poder√° participar da lista de espera, independentemente de ter realizado sua matr√≠cula na instituição para a qual foi selecionado.

A publicação das vagas remanescentes para a lista de espera ser√° feita pelas próprias instituições de ensino.

Sisu

O Sisu é o programa do Ministério da Educação (MEC) para acesso de estudantes a cursos de graduação em universidades p√ļblicas do pa√≠s, sejam elas federais, estaduais ou municipais. As vagas são abertas semestralmente por meio de um sistema informatizado que executa a seleção dos estudantes com base na nota do Enem.

As vagas ofertadas também são distribu√≠das conforme a Lei de Cotas (Lei n¬ļ 12.711/2012) que determina que as instituições federais de educação superior vinculadas ao MEC reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no m√≠nimo 50% de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas p√ļblicas, sendo metade delas reservadas para aqueles oriundos de fam√≠lias com renda igual ou inferior a 1,5 sal√°rio m√≠nimo per capita.

As instituições podem adotar as próprias pol√≠ticas e ações, como vagas reservadas e aplicação de bônus sobre a nota do candidato que atenda ao perfil indicado pela instituição. De acordo com as especificações da instituição, o Sisu faz o c√°lculo automaticamente e gera uma nova nota.

Além do Sisu, as notas do Enem podem ser usadas para acessar o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em instituições privadas, e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que facilita o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior. O MEC divulga editais espec√≠ficos para cada um desses programas.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro

Coment√°rios