Canal 73

Primeira noite de desfiles das escolas de samba emociona pĂșblico na avenida

Por PH em 21/02/2023 às 18:35:42
Foto: Ali Gonçalves/ Diogo Gonçalves

Foto: Ali Gonçalves/ Diogo Gonçalves

Nem mesmo a chuva que caiu em Campo Grande afastou o pĂșblico que foi prestigiar os desfiles das escolas de samba na Avenida Alfredo Scaff, próximo à Praça do Papa. Quatro escolas de samba cruzaram a avenida nessa segunda-feira (20) e com muitas cores e alegria abrilhantaram a primeira noite do evento. As Escolas Herdeiros do Samba, Unidos do Bairro Cruzeiro, Vila Carvalho e Igrejinha emocionaram uma plateia que estava saudosa do Carnaval.

Para garantir o bem-estar dos foliões e a realização do evento, a Prefeitura oferece também apoio e suporte à Lienca (Liga Independente das Escolas de Samba da Capital), com os serviços das equipes de segurança, limpeza, iluminação e organização do trânsito para que o Carnaval 2023 ocorra da melhor maneira nos dias de festa.

Para isso, o Carnaval conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), da Agetran (AgĂȘncia Municipal de Trânsito), do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de UrgĂȘncia), da Guarda Civil Metropolitana, e das equipes da Sesau (Secretaria Municipal de SaĂșde PĂșblica) e da SAS ( Secretaria de AssistĂȘncia Social).

Pelo menos 500 integrantes das escolas de samba participaram do desfile que contou com temas diversos.
A Herdeiros do Samba, composta por crianças e adolescentes e que não concorre ao tĂ­tulo, celebrou o centenĂĄrio de Joaquim Murtinho. A Unidos do Bairro Cruzeiro levou para a avenida a história do perfume. Vila Carvalho trouxe um enredo futurista e Igrejinha fechou a noite homenageando as crianças.

"É muito importante que a gente consiga manter viva essa cultura. Campo Grande vem fortalecendo seu carnaval com o passar dos anos e através de um esforço entre MunicĂ­pio, Estado, as escolas de samba, além da participação ativa da comunidade, estamos conseguindo fazer deste evento, uma tradição em nossa capital", afirmou Mara Bethânia Gurgel, secretĂĄria municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande.

Após dois anos com o carnaval suspenso por causa da pandemia, o retorno do desfile aberto ao pĂșblico foi um marco para os foliões que gostam de acompanhar a grande festa das escolas de samba. A dona de casa Regina Margareth, disse que não via a hora do reencontro com a folia. "Este tempo sem Carnaval foi muito triste e acredito que hoje todos estejam muito felizes. O desfile de Campo Grande é lindo e eu estava ansiosa pra sentir de novo essa emoção".
Houve também quem participou pela primeira vez do evento. A fisioterapeuta Fabiane Mesquita levou o esposo e seus dois filhos. "Estou admirada com a estrutura montada. Sempre tive curiosidade em participar, mas ficava receosa por não conhecer. O que estou vendo aqui é uma festa para a famĂ­lia, com muita segurança e organização".

Na arquibancada, as pequenas Alice da Silva e HeloĂ­sa Quadra jĂĄ estavam com os olhinhos brilhando antes mesmo do desfile começar. Acompanhadas da famĂ­lia, as duas não hesitaram em responder o que mais gostam no Carnaval. "O que nós mais gostamos de ver são os carros alegóricos. A gente vem desde pequenininha e é sempre muito divertido".

Para além da diversão, houve quem aproveitou a oportunidade para faturar aquele dinheirinho extra em meio a folia. Foi o caso de Nilson Magalhães, que hĂĄ mais de quinze anos atua como vendedor ambulante nos Carnavais da capital. "Eu gosto muito de trabalhar aqui no desfile, de conversar com o pĂșblico que vem prestigiar. Eu não pulo Carnaval pois estou sempre trabalhando nessa data, mas é uma ótima oportunidade pra fazer novas amizades e ganhar um extra pra pagar as contas", afirmou.

Nesta terça (21), mais quatro escolas de samba entram em cena para fazer vibrar a avenida. A partir das 20h, na Praça do Papa, as agremiações da Cinderela, Deixa Falar, Aero Rancho e Os CatedrĂĄticos do Samba fecharão a Ășltima noite de desfiles do Carnaval de Campo Grande.

Transporte

O transporte pĂșblico coletivo opera com plano "especial" para atender o pĂșblico que deseja prestigiar os desfiles das escolas de samba. Nos dias 21 e 22 foi disponibilizada uma linha especial que sairĂĄ da Praça Ary Coelho até a Praça do Papa, o primeiro sairĂĄ às 18h do Peg FĂĄcil da 13 de Maio, segue pela 13 de Maio, Rua 7 de Setembro, depois Rua Rui Barbosa, em seguida Rua Maracaju, Avenida Presidente Ernesto Geisel, Rua Marechal Rondon, Avenida JĂșlio de Castilho, Avenida Presidente Vargas e Rua ZĂĄkia Nahas Siufi. E a volta da Praça do Papa é pela ZĂĄkia Nahas Siufi, depois Avenida dos Crisântemos, Avenida JĂșlio de Castilho, Rua Marechal Rondon, Rua 13 de Maio e Peg FĂĄcil da 13 de Maio.

Para conferir os horĂĄrios e locais, basta acessar: www.consorcioguaicurus.com.br/servico/consultar-horarios

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comunicar erro
Governo Agro

ComentĂĄrios

Assembleia Legislativa