Bioparque

Anvisa recebepedido de registro para teste de varíola dos macacos

De acordo com a agência reguladora, o pedido foi solicitado no dia 2 de agosto e já está em análise pela equipe técnica. Anteriormente, a Anvisa...

Por PH em 06/08/2022 às 13:30:26
Foto : Divulgação

Foto : Divulgação

De acordo com a ag√™ncia reguladora, o pedido foi solicitado no dia 2 de agosto e j√° est√° em an√°lise pela equipe técnica. Anteriormente, a Anvisa j√° havia o pedido de registro da empresa Biomédica. A solicita√ß√£o foi analisada e a reguladora emitiu exig√™ncia, que é um pedido de informa√ß√Ķes e dados necess√°rios para a conclus√£o da an√°lise pela equipe técnica.

O processo do registro envolve avaliar fabrica√ß√£o, confiabilidade dos resultados e efetividade para o diagnóstico.

Diagnóstico

De acordo com a Anvisa, atualmente o diagnóstico da monkeypox no pa√≠s é feito por meio de ensaios moleculares de PCR com metodologia desenvolvida pelo próprio laboratório de an√°lise cl√≠nica, com base em protocolos validados. Essa forma de atua√ß√£o est√° regulamentada e é equivalente à aplicada por diferentes pa√≠ses, principalmente quando ocorre epidemia por agentes etiológicos emergentes.

Situação no país

Segundo dados do Ministério da Sa√ļde, até ontem (5), 2004 casos de var√≠ola dos macacos foram registrados no pa√≠s. A pasta acompanha outros 1.962 casos. Até o momento, uma morte foi confirmada pela doen√ßa, em Minas Gerais.

O ministro da Sa√ļde, Marcelo Queiroga, anunciou no in√≠cio da semana que o Brasil receber√°, por intermédio da Organiza√ß√£o Pan-Americana da Sa√ļde (Opas), o antiviral Tecovirimat para "refor√ßar o enfrentamento ao surto" de var√≠ola dos macacos.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro

Coment√°rios

vacin