Canal 73

Prefeitura inicia canal de drenagem que levará enxurrada do Seminário até o Córrego Segredo

Por PH em 20/07/2022 às 09:30:08
Foto: Denilson Secreta

Foto: Denilson Secreta

A Prefeitura de Campo Grande iniciou nesta semana a última etapa das obras do canal de drenagem destinado ao escoamento até o Córrego Segredo da enxurrada que desce do Jardim Paradiso e Seminário. Por causa das obras, um trecho da pista bairro/centro ficará interditado. A intervenção vai eliminar pontos de alagamento na Avenida Tamandaré e reduzir a pressão na drenagem de uma transversal, a Rua Frutuoso Barbosa.

O canal tem tubos de 1,5 metros de diâmetro que foram assentados a 4 metros de profundidade num solo basalto, um tipo de rocha, que exige um esforço redobrado para abertura da valeta. São 834 metros de tubulação colocados a partir da Avenida Tamandaré. Atravessaram as ruas Francisco Barbato e Seminário, passando por uma área de servidão e agora cortará a Avenida Heráclito Figueiredo, antes de desembocar no Córrego Segredo. Já começou a construção de um dissipador de energia (uma espécie de escadeira) para reduzir a velocidade das águas pluviais.

O canal de drenagem é a última etapa do Complexo Seminário etapa A, projeto de infraestrutura que viabilizou a execução de 5 km de drenagem, 13 km de pavimentação e 6 km de recapeamento nesta região da cidade, que concentra mais de 15 mil habitantes. Está localizada na margem direita (sentido bairro) da Avenida Tamandaré, desde a confluência com a Avenida Mascarenhas de Moraes, até depois do campus da UCDB, no Jardim São Caetano. A intervenção incluiu a extensão da rede de esgoto e a abertura de um novo acesso à Universidade Católica, pela Rua Marechal Câmara.

Segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, esta estrutura de drenagem vai captar também a enxurrada que desce pela Rua Três Marias, onde foram implantados 1.836 metros de tubulação. "É mais um passo para eliminar pontos de alagamento em bairros no entorno, como o Bosque da Saúde e Jardim Paradiso", explica.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comunicar erro
governo combate

Comentários

Assembleia Legislativa