Canal 73

Vestibular da USP terĂĄ banca de identificação racial

O próximo vestibular da Universidade de São Paulo (USP) contará com uma comissão que fará a verificação da...

Por PH em 28/06/2022 às 17:20:07
Foto : Divulgação

Foto : Divulgação

O próximo vestibular da Universidade de São Paulo (USP) contarĂĄ com uma comissão que farĂĄ a verificação da autodeclaração dos candidatos concorrentes às vagas destinadas a pretos, pardos e indĂ­genas (PPI) antes matrĂ­cula. O objetivo é identificar possĂ­veis casos de fraude antes da confirmação da matrĂ­cula.

A composição da comissão e os critérios para a verificação da autodeclaração ainda serão definidos pelo Conselho de Inclusão e Pertencimento da USP.

Outras duas mudanças foram aprovadas pelo Conselho de Graduação, no Ășltimo dia 23 de junho, para o concurso vestibular da Fuvest para 2023: alterações na forma de classificação dos aprovados e a obrigatoriedade da apresentação do comprovante do esquema vacinal completo e doses de reforço contra a covid-19, no ato da matrĂ­cula, para os calouros.

As mudanças valem para as 8.230 vagas oferecidas pelo vestibular da Fuvest. Os critérios de seleção das 2.917 vagas ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), voltado aos candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não sofreram alterações.

Classificação dos aprovados

A partir do próximo ano, todos os candidatos concorrerão, primeiramente, às vagas destinadas à Ampla ConcorrĂȘncia (AC). Os candidatos que, independentemente da renda, cursaram integralmente o ensino médio em escolas pĂșblicas brasileiras também poderão concorrer às vagas destinadas à PolĂ­tica de Ação Afirmativa Escola PĂșblica (EP).

Da mesma forma, os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indĂ­genas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas pĂșblicas brasileiras, caso desejem, poderão concorrer também às vagas destinadas à PolĂ­tica de Ação Afirmativa Pretos, Pardos e IndĂ­genas (PPI).

Vagas para o vestibular de 2023

Todos os candidatos inscritos para um curso, independentemente da categoria em que se inscreveram (Ampla ConcorrĂȘncia, Escola PĂșblica ou PPI), serão classificados de acordo com sua nota no vestibular. Dessa forma, serão preenchidas primeiramente as vagas para Ampla ConcorrĂȘncia, depois as vagas para Escola PĂșblica, seguindo os critérios para essas vagas, e só depois as vagas para PPI.

A alteração tem o objetivo de corrigir eventuais distorções e ampliar as possibilidades dos candidatos EP e PPI jĂĄ que, além das vagas reservadas para cada grupo, esses candidatos disputarão também as vagas de ampla concorrĂȘncia.

O pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Garcia Neira, afirmou que a mudança traz benefĂ­cios para os candidatos de escolas pĂșblicas.

"Em 2023, provavelmente, teremos um nĂșmero maior de ingressantes egressos da escola pĂșblica e autodeclarados pretos, pardos e indĂ­genas, pois também concorrerão às vagas destinadas à Ampla ConcorrĂȘncia, assim como os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indĂ­genas também concorrerão às vagas destinadas à Escola PĂșblica. A mudança aprimora a polĂ­tica de ações afirmativas da USP ao pretender uma configuração do corpo discente mais próxima da realidade social brasileira".

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
governo combate

ComentĂĄrios

Assembleia Legislativa