Canal 73

Fiocruz abre exposição sobre saĂșde e vida

Nísia Trindade: intenção é tornar todo o espaço Fiocruz um campus-parque aberto ao público - Fernando Frazão/Agência BrasilO

Por PH em 19/05/2022 às 18:59:30
Foto : Divulgação

Foto : Divulgação

NĂ­sia Trindade: intenção é tornar todo o espaço Fiocruz um campus-parque aberto ao pĂșblico - Fernando Frazão/AgĂȘncia Brasil

O museu funciona na cavalariça, local construĂ­do entre 1904 e 1905 para acolher os cavalos que eram usados para a produção de soros contra a peste bubônica. A construção é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e ArtĂ­stico Nacional (Iphan).

Trata-se da primeira entrega à sociedade prevista no Plano de Requalificação do NĂșcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos (Nahm). A iniciativa prevĂȘ intervenções e novos usos para os primeiros edifĂ­cios da instituição, concebidos pelo próprio médico e sanitarista Oswaldo Cruz e projetados pelo engenheiro portuguĂȘs Luiz Moraes Jr, entre 1904 e 1922. A primeira fase do plano tem o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como principal parceiro.

A intenção é que todo o espaço torne-se, cada vez mais, um campus-parque aberto ao pĂșblico. "Nossa instituição tem um castelo como sĂ­mbolo, um castelo como monumento da ciĂȘncia, mas, desse castelo temos que ver a cidade, os seus desafios e os imensos problemas", ressaltou a presidente da Fiocruz, NĂ­sia Trindade Lima.

O Museu da Vida funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30 e, aos sĂĄbados, das 10h às 16h. A exposição é gratuita, mas é necessĂĄrio marcar a visita neste endereço.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
governo combate

ComentĂĄrios

Assembleia Legislativa