Canal 73

Victor Rocha apresenta Projeto de Lei contra AssĂ©dio e ViolĂȘncia PolĂ­tica contra Mulher

Por PH em 26/04/2022 às 17:27:33
Foto : Divulgação

Foto : Divulgação

EstĂĄ em tramitação na Câmara Municipal de Campo Grande o projeto de lei de autoria do vereador Dr. Victor Rocha (PP) que tem como objetivo instituir o Programa Municipal de Enfrentamento ao Assédio e à ViolĂȘncia Política Contra a Mulher.

Segundo o autor do projeto de lei, Dr. Victor Rocha, o Programa Municipal de Enfrentamento ao Assédio e à ViolĂȘncia Política Contra a Mulher tem como finalidade dispor sobre os mecanismos de prevenção cuidados e responsabilização contra atos individuais ou coletivos de assédio e qualquer outra forma de violĂȘncia política contra mulheres, consideradas em sua diversidade, assegurando-lhes o pleno exercício dos seus direitos, tendo como base a Constituição Federal, e os tratados e instrumentos internacionais de direitos humanos das mulheres, entre eles a Comissão sobre o Estatuto das Mulheres da Organização das Nações Unidas (CSW/ONU).

"Temos que garantir o exercício pleno da atividade da mulher na política, seja ocupando um cargo eletivo ou não. Temos que garantir a representatividade das mulheres e que seus espaços sejam respeitados", pontuou o parlamentar progressista.

Só para se ter como base, em 2020, segundo dados da ONU Mulheres, 82% das mulheres em espaços políticos sofreram violĂȘncia psicológica; 45% jĂĄ sofreram ameaças; 25% sofreram violĂȘncia física no espaço parlamentar; 20%, assédio sexual; e 40% das mulheres afirmaram que a violĂȘncia atrapalhou sua agenda legislativa.

Considera-se para fins desta lei:

I - assédio político: entende-se por assédio político o ato ou o conjunto de atos de pressão, perseguição ou ameaças, cometidos por uma pessoa ou grupo de pessoas, diretamente ou através de terceiros, contra a mulher ou seus familiares, com o propósito de reduzir, suspender, impedir ou restringir as funções inerentes ao seu cargo, para induzi-la ou forçĂĄ-la a realizar, contra a sua vontade, determinada ação ou incorrer em omissão, no desempenho de suas funções ou no exercício dos seus direitos;

II - violĂȘncia política: entende-se por violĂȘncia política as ações, condutas ou agressões físicas, verbais, psicológicas e sexuais cometidas por uma pessoa ou grupo de pessoas, diretamente ou através de terceiros, contra a mulher ou seus familiares, com o propósito de reduzir, suspender, impedir ou restringir as funções inerentes ao seu cargo, para induzi-la ou forçĂĄ-la a realizar, contra a sua vontade, determinada ação ou incorrer em omissão, no desempenho de suas funções ou no exercício dos seus direitos. Ainda de acordo com a redação deste projeto de lei serĂĄ nulo o ato praticado por mulheres em decorrĂȘncia de situação de assédio ou de violĂȘncia, devendo ser instaurado procedimento administrativo para responsabilização do autor.

O Poder Executivo instituirĂĄ mecanismos de concepção, implementação, monitoramento e avaliação das políticas, estratégias e meios de prevenção, cuidados contra o assédio e a violĂȘncia política contra as mulheres, através de parcerias com órgãos estatais ,órgãos de classe e outras instituições privadas. Também deverão ser realizadas ações internas de informação e conscientização sobre os princípios e conteúdo da presente Lei, caso seja aprovada pela Câmara e sancionada pela prefeitura. Podendo ser firmados convĂȘnios com os demais entes da federação, órgãos de classe e outras instituições privadas.

As denúncias de que trata esta Lei poderão ser apresentadas pela vítima, pelos seus familiares, ou por qualquer pessoa física ou jurídica, verbalmente ou por escrito, perante as autoridades competentes, devendo ser observado, em todo momento, o desejo e anuĂȘncia das mulheres denunciantes em todo processo. Em caso de ocorrĂȘncia de ato de assédio ou violĂȘncia política, a vítima poderĂĄ optar pela via administrativa e denunciar o caso perante a instituição a que pertencer(em) o(s) agressor(es) ou agressora(as), a fim de que seja instaurado processo e aplicadas sanções disciplinares ou administrativas correspondentes.

Assessoria de Imprensa do Vereador

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comunicar erro
governo combate

ComentĂĄrios

Assembleia Legislativa