Canal 73

Dia D de Vacinação em crianças acontece nesta sexta-feira nas escolas municipais de MS

Por PH em 11/02/2022 às 10:52:06
Foto : Edemir Rodrigues

Foto : Edemir Rodrigues

O Dia "D" de vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade acontece nesta sexta-feira (11), nas redes de ensino municipais das 79 cidades de Mato Grosso do Sul. A ação promovida pelo Governo do Estado, por intermédio das Secretarias de Saúde (SES) e de Educação (SED), conta com a parceria das secretarias municipais de Educação e Saúde, Conselho de Secretários de Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (COSEMS/MS), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, bem como o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de MS (Sintrae/MS). A campanha tem como objetivo vacinar as crianças para que tenham um ano letivo seguro em 2022.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a iniciativa representa uma estratégia de parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, na promoção da busca ativa das crianças que ainda não foram vacinadas. "Nós sabemos que as aulas já estão caminhando para o início do ano letivo, por isso, adotamos esta iniciativa para fazer essa busca ativa destas crianças. Queremos garantir que elas estejam protegidas e imunizadas contra as variantes da Covid-19 em nosso Estado".

Para o assessor militar na SES, coronel Marcello Fraiha, os municípios realizam desde o dia 7 de fevereiro ações que visam conscientizar os pais ou responsáveis pela vacinação das crianças. "O nosso foco são as crianças de 5 a 11 anos de idade. Nós pedimos aos pais para que levem as crianças para se vacinarem nesta sexta-feira (11), no Dia "D' da Campanha. Nós lembramos que cada município possui a sua própria estratégia e muitos já estão realizando suas ações desde o início de fevereiro. Assim, nós ressaltamos a todos que as vacinas são seguras e salvam vidas. Atualmente, nós contamos com 65.348 crianças vacinadas com a primeira dose, o que corresponde a 21,71% da estimativa deste público existente no Estado, que é de 301.026 mil crianças".

Vacinas de crianças

Mato Grosso do Sul recebeu nesta quinta-feira (10), 26.300 doses da vacina Pfizer para uso pediátrico. As vacinas foram distribuídas ainda nesta manhã para os municípios, as doses da Pfizer pediátrica reforçarão a imunização de crianças para o retorno seguro às aulas presenciais nas escolas públicas de Mato Grosso do Sul.

Desde o início da vacinação em crianças de 5 a 11 anos, o Estado já recebeu do Ministério da Saúde 116.400 doses da Pfizer pediátrica, sendo que 820 doses estão em estoque como reserva preventiva na CEVE (Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica). O local ainda conta com 34 mil doses de vacina da CoronaVac armazenadas – que também pode ser destinada para uso pediátrico ou adulto, no entanto, a liberação do imunizante acontece conforme a estratégia e solicitação dos próprios municípios.

Rodson Lima, SES

Fonte: Governo MS

Comunicar erro
Governo Agro

Comentários

Assembleia Legislativa