Canal 73

Homem Ă© preso por matar cães e carne teria sido vendida como de bode, diz protetora

Por PH em 14/01/2022 às 18:12:04
Foto : Reprodução

Foto : Reprodução

Após resgatar os animais e levĂĄ-los para casa, homem os matava para vender em mercados.

Um homem de 62 anos foi preso no Ibura, Zona Sul do Recife, na noite do Ășltimo sĂĄbado (8), suspeito de maus-tratos contra animais. Testemunhas relatam que ele resgatava cães das rua e, em seguida, os matava para vender a carne como se fosse de bode em mercados pĂșblicos. A PolĂ­cia Civil de Pernambuco informou ao Folha Pet que instaurou inquérito para apurar o caso.

Protetora de animais hĂĄ mais de 40 anos, Maria do Carmo Figueiredo França de Souza, conhecida como Carmo Proteção, foi quem fez a denĂșncia e resgatou 17 animais da casa do homem, incluindo cães, galinhas e periquitos. Ela disse que foi no sĂĄbado até a residĂȘncia após ser alertada por vizinhos e se deparou com a situação de maus-tratos.

Imagens compartilhadas por Maria do Carmo com a reportagem mostram as condições precĂĄrias do local, com fezes e carcaças de animais espalhadas, bem como muitos cães machucados e doentes e até corpos em estado de decomposição.

"Veio uma viatura da PM passando e perguntei se podiam ajudar. Quando chegaram na casa, tinha cadĂĄveres, pedaços de animais, animais comendo outros animais, debilitados, fracos, com tumores, com tapurus. Uma coisa horrĂ­vel", relatou Carmo Proteção.

Ela contou com a ajuda do médico veterinĂĄrio Roberto Silva e ainda deve buscar mais quatro animais no local. [saiba mais abaixo como ajudar financeiramente nos cuidados dos animais]

Maus-tratos

Essa mulher, que seria esposa do homem preso, ainda não foi identificada e localizada.

"Ele jogava ĂĄgua quente nos cães, tirava a pele e vendia como bode. O pessoal disse que todo mundo ali comprava, mas não sabia que era cachorro. Ele saĂ­a com um isopor [para levar às feiras] e tinha uma mulher que saĂ­a daqui com uma Hilux", completou Carmo.

A protetora disse que a carne dos cães era vendida como bode em feiras como Águas Compridas, em Olinda, e Água Fria, na Zona Norte do Recife.

A polĂ­cia investiga a denĂșncia da venda de carne de cachorro.

Investigação
Por meio de nota, a PolĂ­cia Civil de Pernambuco informou ao blog que prendeu o homem em flagrante delito através da Delegacia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Segundo a corporação, o homem foi autuado pelo crime de Crueldade contra Animais doloso e consumado.

Esse crime estĂĄ previsto na Lei nÂș 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que versa sobre crimes contra a fauna. A pena pode ser de um a trĂȘs anos de detenção, além do pagamento de multa.

"O policiamento local foi ao lugar e, após a constatação da situação dos animais, o proprietĂĄrio da residĂȘncia foi conduzido à delegacia", disse a corporação.

O inquérito foi instaurado, e a polĂ­cia disse que outras informações poderão ser repassadas "após a completa elucidação do caso".

O Folha Pet entrou em contato com a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais do Recife (Seda) para saber se houve alguma ação da pasta no caso. A assessoria de comunicação informou que recebeu uma denĂșncia, na sexta-feira (7), e enviou equipe de fiscalização ao local.

"Ao chegar no endereço, foi verificado que uma pessoa resgatou um cachorro e o socorreu para o Hospital VeterinĂĄrio do Recife Robson José Gomes de Mello (HVR). No HVR, o cão recebeu todo o atendimento disponĂ­vel e necessĂĄrio para a situação. Contudo, devido à gravidade do quadro e a confirmação de uma série de doenças, foi necessĂĄrio encaminhar o animal para internação em outra unidade", afirmou a Seda no comunicado.

A secretaria acrescentou que acionou a Delegacia de PolĂ­cia do Meio Ambiente (Depoma), órgão responsĂĄvel por instaurar inquéritos, para investigar o caso.

Fonte: Folha.pe

Comunicar erro
governo combate

ComentĂĄrios

Assembleia Legislativa