Canal 73

Comandante confirma identidades dos 4 mortos pela ACA-EP em confrontos com a FTC na região de fronteira

Por PH em 20/11/2021 às 15:23:33
Região paraguaia onde ocorreu o confronto. Foto: EFE/ReproduçãoUltimaHora

Região paraguaia onde ocorreu o confronto. Foto: EFE/ReproduçãoUltimaHora

O comandante da FTC, Óscar Chamorro, confirmou na noite desta sexta-feira que as possíveis identidades dos quatro mortos nos confrontos registados esta sexta-feira no norte do país pertencem ao grupo ACA-EP.

Óscar Chamorro, comandante da Força Tarefa Conjunta ( FTC ), destacou nesta sexta-feira à noite, por meio de entrevista coletiva, que os quatro mortos nos dois confrontos ocorridos nesta sexta-feira no sargento José Félix López, ex-Puentesiño, no Departamento de Concepción , presumivelmente integrantes do Grupo Armado Camponês - Exército Paraguaio ( ACA-EP ), mas afirmaram que as quatro identidades só puderam ser confirmadas integralmente no sábado, após a obtenção dos resultados do sistema AFIS.

Aparentemente é Elizandro Balbuena Mariz, 21, membro da ACA; Fredy Florenciano Campuzano, 19 anos; Emiliano Romero Valiente, 23 anos; e "outra pessoa muito importante", Víctor Mariz Domínguez, 51 anos.

"Essa é a informação que podemos dar do ponto de vista da inteligência e da presunção de quem sejam essas pessoas", disse o comissário Nimio Cardozo, da Unidade Anti-sequestro da Polícia Nacional.

"Ainda não temos a confirmação do sistema AFIS, só amanhã será possível confirmar a identidade dos mortos, através do sistema AFIS (de identificação automatizada por impressão digital)", acrescentou Chamorro por sua vez.

Nota relacionada: Quem seriam os membros mortos do grupo criminoso ACA-EP?

"As operações continuam porque se presume que esta não é uma área onde esses grupos fiquem. Também há rastros clandestinos que operam na área para o tráfico de drogas", disse o funcionário público.

Enquanto isso, o comissário Nimio Cardozo destacou que os "terroristas" foram reconhecidos durante o sequestro e assassinato do jovem Jorge Ríos. "Eles não são um combatente qualquer, são membros importantes da estrutura", disse o delegado.

Num primeiro confronto, três das citadas pessoas foram mortas, enquanto na tarde desta sexta-feira, o ministro assessor estratégico da Presidência, Federico González, confirmou que um quarto integrante do grupo criminoso Agrupación Campesina Armada - Exército do Povo morreu em outro confronto também ocorreu na zona Norte.

Os mortos pela FTC e seus laços

  • Elizandro Balbuena Mariz era um jovem de 21 anos que foi reconhecido no ataque à fazenda Natalie e à fazenda San Jorge (Gaushiño). Foi reconhecido como integrante do Grupo Armado Camponês - Exército Paraguaio (ACA-EP), envolvido no atentado contra policiais da Delegacia de San Alfredo e vinculado ao sequestro e assassinato do jovem Jorge Ríos.
  • Fredy Florenciano Campuzano , 19, era meio-irmão dos irmãos Balbuena Mariz e filho de Liduvina Mariz. Ele havia desaparecido de sua casa em dezembro do ano passado, coincidindo com o desaparecimento dos irmãos Balbuena Mariz.
  • Emiliano Romero Valiente , 23, era vizinho dos irmãos Balbuena Mariz, que moravam no bairro de Santa Ana do antigo Puentesiño, em Concepción.
  • Víctor Mariz Domínguez , 51, era tio dos irmãos Balbuena Mariz e irmão de Liduvina Mariz. a mãe. Ele tinha um mandado de prisão referente a um caso de homicídio e roubo de gado datado de 13 de março de 2009, ocorrido na fazenda Laguna Vera, no bairro Guavirá de Amambay, onde um dos autores e suboficial Carlos Miguel Cañiza González eles perderam a vida após um confronto.

Fonte: Ultima Hora PY

Comunicar erro
governo combate

Comentários

Assembleia Legislativa