Canal 73

Onça mata jacaré para alimentar os filhotes; veja!

Por PH em 28/10/2021 às 10:33:47
Foto :Julius Dadalti

Foto :Julius Dadalti

As imagens foram registradas no Pantanal, Mato Grosso, que também faz parte da região amazônica.
O fotógrafo Julius Dadalti, especializado em cliques da vida selvagem, diz ser fã da "força da natureza". E um exemplo disso foi registrado por ele em recente viagem ao Pantanal.

| Julius Dadalti

"Estive no Pantanal no fim de maio e meados de junho. Em duas expedições consegui fotografar a onça-pintada batizada como Ague (fantasma em tupi-guarani), que acabara de ter dois filhotes. Ainda muito escondidos na mata, eu não consegui encontrá-los. Acompanhei várias tentativas de caça da linda mãe que, apesar de um pouco magra, esbanjava beleza. Sempre próxima à barra do rio Piquiri, Ague permanecia tranquila nas margens e posava literalmente para fotógrafos e pescadores", relatou ele com exclusividade ao PAGE NOT FOUND, do portal Extra.

| Julius Dadalti

Alguns meses depois, o reencontro tão aguardado:

"Ao retornar à região de Porto Jofre no fim de setembro eu voltei a encontrar Ague. Desta vez mais forte e ávida para a caça. Ainda bem, porque ela tinha que oferecer algo sólido a seus filhotes praticamente todos os dias. Eles foram batizados de Açu e Curumim. Embora estejam saudáveis, um é bem maior que o outro, já despertando preocupações dos amantes das onças."

| Julius Dadalti

Durante os quinze dias que permaneceu navegando nos rios São Lourenço, Piquiri e Três irmãos, Julius encontrou Ague algumas vezes nadando, patrulhando a mata e tentando caçar. Um dos episódios, diz o fotógrafo, foi marcante:

"Não tenho dúvida que a cena que presenciei no dia 6 de outubro de 2021 tenha sido umas das mais fortes que já vi em ambientes naturais. Não só pela caçada e força demonstrada, mas pelo dever de cuidado, do amor absoluto e incansável de uma grande mãe."

Julius estava em expedição acompanhado de dois outros fotógrafos, Fred Sotero e Marcelo Rocha, do biólogo Gustavo Gaspari e do guia e dono de pousada Aílton Lara. Eles navegavam pelo rio Piquiri.

| Julius Dadalti

"Lá pelas 15h, após o nosso almoço com quentinhas a bordo da lancha Serelepe, recebemos um sinal de rádio do piloteiro Pio, avisando que havia uma onça no entroncamento do São Lourenço com o Piquiri. Vandi, nosso piloto, tratou de acelerar e em 15 minutos já estávamos frente a frente com a pintada. Acompanhamos a uma distância segura a onça observar um jacaré-do-pantanal de mais de dois metros, deitado e completamente alheio ao que acontecia. Após uns vinte minutos de observação minuciosa, astuta, calculando cada detalhe, Ague saiu da mata em disparada e saltou sobre o jacaré, que embora tentasse lutar, não era páreo para a mordida poderosíssima do felino."

| Julius Dadalti

"Retirado da água, o réptil ainda tentava reagir, mas logo foi morto. Após descansar alguns minutos, ela atravessou o rio com o jacaré na boca, demonstrando mais uma vez a força e disposição de uma mãe. Após esconder a caça no mato, Ague foi procurar seus filhotes. Vocalizando várias vezes, logo achou Açu, o maior dos irmãos. Ainda procurando o outro, a onça demonstrava inquietude e irritação. Continuou chamando-o e resolveu então atravessar para a outra margem, desta vez em companhia de Açu. Após sumirem na mata, surgiram após alguns minutos, na clareira do rio São Lourenço, Ague, Açu e Curumim. Era hora de atravessar de volta à praia onde foi escondido o almoço."

"Eu e meu grupo acompanhamos essas cenas durante uma hora e quarenta minutos aproximadamente e ficamos completamente emocionados com o amor e a força demonstrados pela grande mãe. Nos dias seguintes ainda passamos pela região, observando mãe e filhotes vez por outra largarem a comida para refrescarem-se no rio Piquiri", finalizou o carioca.

Fonte: Julius Dadalti

Comunicar erro
governo combate

Comentários

Assembleia Legislativa