governo ms

Brasil registra menor média móvel de mortes desde o início da pandemia

Em 19 de abril de 2021 o Brasil registrou a maior média móvel de morte em decorrência da covid-19: cerca de 3 mil óbitos diários. Hoje (19),...

Por PH em 19/10/2021 às 09:36:31
Foto : Divulgação

Foto : Divulgação

Em 19 de abril de 2021 o Brasil registrou a maior média móvel de morte em decorr√™ncia da covid-19: cerca de 3 mil óbitos di√°rios. Hoje (19), exatos 7 meses após o √°pice, o Ministério da Sa√ļde informa que a vacina√ß√£o em massa contra a doen√ßa surtiu efeito. Segundo a pasta, a queda no n√ļmero de óbitos foi de quase 90% - tend√™ncia que se acumula desde junho.

O boletim divulgado na noite de ontem (18) mostra que a média móvel de mortes est√° em 379,5, acompanhada pela queda expressiva também no n√ļmero de novos casos da doen√ßa, que est√° em 12,3 mil ao dia.

"Nós temos um Sistema √önico de Sa√ļde (SUS) forte, com mais de 38 mil salas de vacina√ß√£o, capaz de vacinar mais de 2 milh√Ķes de brasileiros e um governo extremamente preocupado com a vida. Por isso, adquiriu mais de 550 milh√Ķes de doses de vacinas [contra a] covid-19, investiu bilh√Ķes com habilita√ß√£o de leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) e vacinou mais de 90% da popula√ß√£o brasileira com a primeira dose. Vacina é a sa√≠da para acabar com o car√°ter pand√™mico da doen√ßa. Só assim vamos retornar para o nosso normal", afirmou em nota o ministro da Sa√ļde, Marcelo Queiroga.

Segundo Queiroga, o sucesso da ampla campanha de vacina√ß√£o deve se estender para 2022 com a compra antecipada de 354 milh√Ķes de doses de vacinas aprovadas no pa√≠s. O plano de vacina√ß√£o para 2022 foi apresentado no in√≠cio do m√™s de outubro.

"Nós j√° temos asseguradas mais de 300 milh√Ķes de doses para vacinar a nossa popula√ß√£o. É uma vacina√ß√£o um pouco diferente do que aconteceu em 2021, porque n√£o é uma vacina√ß√£o prim√°ria. Mas, o mais importante é: teremos doses de vacinas para todos", declarou Queiroga.

O painel de vacina√ß√£o do Ministério da Sa√ļde mostra que mais de 108 milh√Ķes de brasileiros j√° cumpriram integralmente o esquema vacinal. Essa popula√ß√£o corresponde a 68% do p√ļblico-alvo da campanha do Programa Nacional de Imuniza√ß√£o (PNI). A ferramenta informa, ainda, que 3,6 milh√Ķes de pessoas j√° tomaram a dose de refor√ßo, recomendada para pessoas acima de 60 anos, imunossuprimidos (aqueles cujos mecanismos normais de defesa contra infec√ß√£o est√£o comprometidos) e profissionais de sa√ļde.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
banner assemleia

Coment√°rios

vacin