Canal 73

Empresas brasileiras serão mais cobradas por compromisso ambiental

Para o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, as empresas brasileiras serão cada vez mais cobradas para apresentar melhores credenciais ambientais,...

Por PH em 15/10/2021 às 20:32:52
Foto : Divulgação

Foto : Divulgação

Para o vice-presidente da RepĂșblica, Hamilton Mourão, as empresas brasileiras serão cada vez mais cobradas para apresentar melhores credenciais ambientais, sociais e de governança. Segundo ele, o compromisso com a preservação do meio ambiente é hoje um pilar da agenda da opinião pĂșblica mundial.

"O Brasil, convém recordar, sempre trouxe contribuições relevantes para o debate internacional acerca do aquecimento global e de outras temĂĄticas ambientais. Sempre estivemos a frente em matéria de energia limpa", observou Mourão.

Ele gravou um vĂ­deo exibido no encerramento da 40Âș Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex 2021), evento promovido pela Associação dos Exportadores Brasileiros (AEB). Ontem (14) e hoje (15), ocorreram diversas palestras e workshops em torno do tema "Reformar para crescer".

Mourão afirmou ainda que o Brasil reconhece os desafios na Amazônia e trabalha para conter incĂȘndios e atividades ilegais que degradam a floresta. Ele defendeu o fomento à bioeconomia através de parcerias entre os setores pĂșblico e privado. "Aproveitar a rica biodiversidade da floresta e promover a economia do conhecimento na região, conciliando crescimento econômico, proteção ambiental e inclusão social para 25 milhões de habitantes na Amazônia", disse.

No inĂ­cio do mĂȘs, os resultados preliminares de um estudo realizado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Universidade de São Paulo (USP) listou possĂ­veis impactos para os seres humanos caso o desmatamento da Amazônia avance, com a consequente substituição das florestas por uma vegetação tĂ­pica de savanas. Uma das principais conclusões foi o risco de exposição dos moradores a estresse por calor, situação em que as condições ambientais não são favorĂĄveis para que o homem possa manter sua temperatura corporal.

Pandemia

O vice-presidente avaliou que o Brasil e o mundo estão vencendo o momento mais severo da pandemia de covid-19 graças a um esforço global sem precedentes para conter o vĂ­rus e para produzir vacinas. Em sua visão, hĂĄ um cenĂĄrio mais promissor que demanda esforços para promover a retomada do desenvolvimento. "Nosso governo estĂĄ implementando medidas que visam a facilitar cada vez mais o fluxo comercial", disse.

Mourão afirmou que um dos pilares do governo federal é a reestruturação da polĂ­tica econômica através de uma agenda pró-mercado, citando a aprovação da reforma da PrevidĂȘncia em 2019 e as atuais discussões em torno das reformas administrativa e tributĂĄria. Ele defendeu a redução de barreiras não tarifĂĄrias, a modernização de estrutura tarifĂĄria do Mercosul e a ampliação da rede de acordos de livre comércio. Também avaliou que hĂĄ uma crescente demanda mundial por alimentos que favorece o Brasil. Segundo o vice-presidente, o paĂ­s tem papel central para a garantia da segurança alimentar no mundo, sobretudo na relação com parceiros comerciais de menor desenvolvimento relativo.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
Governo Agro

ComentĂĄrios

Assembleia Legislativa