Governador Reinaldo Azambuja credita o bom desempenho da Polícia Civil aos investimentos em equipamentos e preparação dos policiais (Foto Saul Schramm)

Motivo de orgulho, o percentual de elucidação é, segundo o Delegado-Geral da Polícia Civil, Adriano Garcia Geraldo, resultado de investimentos, integração entre as forças de segurança e formação e capacitação dos policiais.

"Resolver crimes, principalmente aqueles cometidos contra a vida, é uma questão cultural implementada em Mato Grosso do Sul, pois entendemos que o crime contra a vida é o maior que pode existir e que precisamos dar respostas à sociedade e às famílias das vítimas, com mais equipamentos, viaturas, prédios adequados e capacitação, os frutos são os resultados que vemos", afirma Adriano.

Para o titular da Delegacia Especializada de Homicídios (DEH), delegado Carlos Delano, entre os segredos para o sucesso de uma investigação estão o trabalho de análise de dados e vínculos, e de inteligência, que contribuem sobremaneira para o esclarecimento das mortes violentas. "Existe um esforço da Polícia Civil de priorizar a apuração de crimes contra a vida e esses fatores contribuem para esse excelente resultado", diz.

O governador Reinaldo Azambuja acredita que a resposta dada pela Polícia Civil, em número de elucidações, traz ganhos tanto para a polícia como para a sociedade. "Nós temos uma das melhores Polícias Civis do Brasil. Índice de 89% de elucidação é mais que o dobro da média nacional e isso mostra o bom trabalho, uma boa equipe, bons treinamentos, qualificação e estrutura que disponibilizamos à nossa Polícia Civil para esclarecer os homicídios".

Diferencial

Secretário Antonio Carlos Videira cita, entre os investimentos, a inauguração do Centro Integração de Inteligência da Região Centro-Oeste

Atendimento descentralizado em locais de crimes violentos, existência de Sistema Automatizado de identificação de Impressões Digitais, integrado com os serviços de emissão de carteira de identidade, certidões de antecedentes e identificação criminal, alimentação constante e crescente de perfis genéticos de vestígios e de perfis de condenados por crimes hediondos no Banco de Perfis Genéticos, são diferenciais em Mato Grosso do Sul, segundo a Coordenadora-Geral de Perícias, Glória Suzuki.

"Além disso o Estado está ligado à Rede Nacional Integrada de Bancos de Perfis Genéticos. Em suma, o aumento da resolutividade de crimes com mortes violentas e intencionais é somatório de estratégia de gestão, aliada a especialização das equipes de perícia criminal e da disponibilização de tecnologias de ponta", acredita.

Investimentos

Conforme o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, o resultado de 89% nos esclarecimentos dos homicídios está diretamente atrelado aos investimentos feitos nas forças de segurança pelo Governo do Estado, especialmente por meio do Programa MS Mais Seguro.

"Com o MS Mais seguro foram injetados mais de R$ 130 milhões na segurança pública, o que proporcionou a aquisição de novas viaturas, equipamentos, munições, contratações de quase 2.200 policiais, bombeiros e agentes penitenciários, implementação dos 11 núcleos de inteligência no interior, construções, reformas e adequações das unidades de segurança de todo o Estado", enumera.

Segundo videira, os investimentos continuam. "Esse ano nós inauguramos o primeiro Centro de Inteligência de Segurança Pública da Regional Centro-Oeste, o Centro Integrado de Comando e Controle Regional, entregamos viaturas, um novo presídio com 603 vagas em Campo Grande e o governador autorizou e em breve iremos contratar 250 novos peritos médicos legistas, peritos criminais e papiloscopistas e agentes de Polícia Científica, para reforçar a perícia criminal", lembra.

Pesquisa

Segundo a pesquisa, o líder Mato Grosso do Sul (89%) é seguido por Santa Catarina, com 83%, Distrito Federal, 81%, e Rondônia, 74% de resolução. Só esses quatro Estados aparecem com alta eficácia de esclarecimento. Outros oito Estados são classificados como tendo média eficácia (entre 66% e 33% de esclarecimento), enquanto outros cinco estão abaixo de 33%, o que os coloca em posição de baixa eficácia.

O bom desempenho de Mato Grosso do Sul foi destacado pela imprensa nacional. "A forma como cada Estado faz a gestão de segurança pública varia muito. Há aqueles que realizam gestão profissional das instituições, se baseiam em métricas e resultados e alcançam bons resultados. O Mato Grosso do Sul tem um monitoramento permanente que é muito bom", disse ao jornal o Estado de São Paulo Carolina Ricardo, diretora Executiva do Instituto Sou da Paz.

Fonte: Joelma Belchior, Sejusp Fotos: Divulgação Arte: Robson Dantas, Subcom