Canal 73

Presidente veta projeto que permitiria união de partidos em federação

O presidente da República, Jair Bolsonaro, vetou projeto de lei (PL) que permitiria aos partidos políticos se unirem em uma federação e, após...

Por PH em 07/09/2021 às 00:26:18
Foto : Divulgação

Foto : Divulgação

O presidente da RepĂșblica, Jair Bolsonaro, vetou projeto de lei (PL) que permitiria aos partidos polĂ­ticos se unirem em uma federação e, após registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atuarem como se fossem uma legenda Ășnica. O veto serĂĄ publicado na edição desta quarta-feira (8) do DiĂĄrio Oficial da União.

O PL nÂș 2.522, de 2015, que alteraria Lei dos Partidos PolĂ­ticos (nÂș 9.096, de 19 de setembro de 1995) e a Lei das Eleições (nÂș 9.504, de 30 de setembro de 1997), foi aprovado pela Câmara dos Deputados por 304 votos a 119 em agosto.

Os partidos organizados em federação constituiriam programa, estatuto e direção comuns. Diferentemente das coligações eleitorais, as federações não encerrariam o seu funcionamento comum terminado o pleito. Na prĂĄtica, a proposta ajudaria partidos a alcançar a clĂĄusula de barreira - instrumento criado para reduzir o nĂșmero de partidos com pouca representação na Câmara dos Deputados.

A Secretaria-Geral da presidĂȘncia da RepĂșblica disse, em nota, que "a proposição contrariaria interesse pĂșblico tendo em vista que a vedação às coligações partidĂĄrias nas eleições proporcionais, introduzida pela Emenda Constitucional nÂș 97/2017, combinada com regras de desempenho partidĂĄrio para o acesso aos recursos do fundo partidĂĄrio e à propaganda gratuita no rĂĄdio e na televisão tiveram por objetivo o aprimoramento do sistema representativo, com a redução da fragmentação partidĂĄria e, por consequĂȘncia, diminuição da dificuldade do eleitor se identificar com determinada agremiação."

Ainda de acordo com a secretaria-geral, o PL "inauguraria um novo formato com caracterĂ­sticas anĂĄlogas à das coligações, em que pese a proposição ter estabelecido regras especĂ­ficas para buscar dar maior estabilidade para este instituto proposto."

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
Governo Agro

ComentĂĄrios

Assembleia Legislativa