Canal 73

Rio no Pantanal "seca" e cidade de MT pode ficar sem água tratada

Por PH em 27/08/2021 às 16:12:03
(Foto: Iara Vilela / G1)

(Foto: Iara Vilela / G1)

Toda a área era tomada pelas águas do Rio Bento Gomes, que agora está seca

Bento Gomes é responsável pelo abastecimento de água de boa parte de Poconé

Um vídeo que circulou nas redes sociais nesta semana mostra a situação de seca registrada no rio Bento Gomes, principal rio do município de Poconé (104 km de Cuiabá). Nas imagens, é possível ver a fina lâmina de água corrente no local em decorrência da falta de chuva. A situação tem preocupado os moradores e gera alerta para o racionamento de água na cidade.

Ainda segundo Reveles, a temporada de queimadas também pode contribuir para a falta de água na região. "As queimadas são o segundo passo da seca, com a falta de chuva o nível da água vai diminuindo, a vegetação vai ficando menos saudável e o calor muito alto pode ocasionar em incêndios e a falta de água influencia principalmente no combate aos incêndios", comentou.

Além disso, a Defesa Civil não descartou a possibilidade de racionamento e tem orientado a população para que faça o consumo consciente do recurso natural. "Esse é o principal rio da região de Poconé, então a falta de água dele influencia tanto na vida rural quanto na vida urbana. A nossa principal orientação é que a população faça o uso racional da água o ano todo, mesmo na época de chuva em que a água é abundante, porque pode faltar na época de estiagem. Evitar aqueles hábitos de lavar calçada, banhos demorados, se tiver algum vazamento em casa ou na rua que seja providenciado o concerto o mais rápido possível. Porque a água não é um bem infinito", concluiu Marcelo Reveles.

<iframe width="556" height="310" src="https://www.youtube.com/embed/_AzCWOhNA_U" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>


Fonte: FOLHA MAX

Comunicar erro
governo combate

Comentários

Assembleia Legislativa